O vereador Claudiney Dulim (Avante) vai assumir o comando da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte. A pasta será criada a partir do desmembramento da atual Assuntos Institucionais e Comunicação Social, que, até esta quarta (5), era ocupada por Luiz Michalick.
A partir de agora, a comunicação da prefeitura ficará ligada diretamente ao gabinete do prefeito Fuad Noman (PSD). Já a pasta de Dulim vai auxiliar nos esforços da Secretaria de Governo nas relações e articulações com a Câmara Municipal e outras entidades.
A mudança acontece em um momento de crise entre Executivo e Legislativo. A ida de Dulim tem o objetivo de manter a base do prefeito estável.
O suplente de Dulim é Roberto da Farmácia (Avante).
A propósito, o Diário do Município desta quinta (6) deve vir recheado. Além da exoneração de Michalick e a nomeação de Dulim, devem constar, também, a exoneração da ex-vereadora Luzia Ferreira, que desde fevereiro vinha atuando como assessora de relações institucionais. A passagem-relâmpago de Luzia pela prefeitura pegou interlocutores de surpresa. Ela havia assumido o cargo após indicação do ministro Alexandre Silveira (PSD), que buscava ajudar Fuad Noman nas articulações políticas.
Outras mudanças que devem aparecer no DOM são a nomeação do ex-deputado Zé Reis como novo secretário de Meio Ambiente e a exoneração da atual secretaria de Educação, Ângela Dalben.