Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Governo Zema vai assumir aeroporto Carlos Prates, que continuará em operação e será leiloado

Coluna apurou que a Prefeitura de Belo Horizonte não vai questionar

Atualmente, o aeroporto está com as operações suspensas

O governo Zema pode pedir e receber a gestão do aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte. Com isso, o empreendimento continuaria funcionando. A condição imposta pelo Estado é de que o aeroporto seja leiloado e concedido para a iniciativa privada assim que recebesse a delegação.

ATUALIZAÇÃO (30/03): Zema foi convencido por parte do governo a não pedir delegação do Carlos Prates para o Estado

A articulação para passar o aeroporto para o governo mineiro começou no ano passado, quando o então ministro Tarcísio Freitas, da pasta de Infraestrutura no governo Bolsonaro, iniciou a tratativa. Agora, o processo está em fase de conclusão na Secretaria de Infraestrutura de MG.

No início desse mês, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que o aeroporto seria desativado a partir do dia 1º de abril, em articulação feita em conjunto com a Infraero - o que iniciou uma novela entre empresários, pilotos e entusiastas para liberar o espaço. Por outro lado, moradores da região são favoráveis ao fim das atividades.

A coluna apurou que a Prefeitura de Belo Horizonte não questionaria a continuidade das atividades no local nem a ida do Carlos Prates para gestão do governo estadual.

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.