Ouvindo...

Assessor com status de vice-presidente; conheça o cargo que Eto vai ocupar no BDMG

O ex-secretário de governo terá três cargos à disposição, sala própria e deve despachar com prefeitos

Ex-secretário de Governo, Igor Eto

O ex-secretário de governo de Romeu Zema, Igor Eto (Novo), vai ser nomeado como assessor no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), mas terá status de vice-presidência. O novista será uma espécie de dirigente não estatutário, já que para assumir como vice-presidente de Relações Institucionais o cargo teria que ser criado. A alteração do estatuto demanda de aprovação do Banco Central e, com os trâmites, a nomeação seria feita apenas no início do ano que vem.

Eto terá uma sala própria, secretária, e poderá nomear dois subordinados. O ex-secretário cuidará do relacionamento com prefeitos. Uma das atribuições da estatal é conceder empréstimo aos municípios.

A nomeação, conforme a coluna adiantou, está programada para o dia 1º de setembro. Eto será nomeado no banco após uma verdadeira saga. O ex-secretário foi cotado para a Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codemig) e para assessoria do governador, mas por resistência de outros secretários será lotado no BDMG. O retorno dele ao governo, após ter saído da pasta responsável pelo relacionamento com a Assembleia, foi um compromisso do próprio governador com o novista.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.