Parlamento inglês debate desastre de Mariana e Congressistas pedem condenação da BHP

O julgamento na justiça do Reino Unido está previsto para abril de 2024

Parlamento Inglês

O parlamento inglês debateu, na última quinta-feira (22), as consequências do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. Na audiência, os parlamentares citaram o episódio como “the biggest environmental disaster ever inflicted on the people of Brazil”, ou seja, o maior desastre ambiental que já atingiu o povo brasileiro. Os nomes das 19 vítimas fatais foram lidos na audiência.

Dois pesos, duas medidas

Congressistas Partido Trabalhista e do Partido Democrático Unionista questionaram a conduta de empresas britânicas que operam em outros países sem implementar os padrões ambientais que afirmam defender em seus países.

Condenação

Os parlamentares encaminharam ao Reino Unido pedido oficial de informações sobre a posição do governo quanto à tipificação do crime de ecocidio no direito internacional. Os congressistas defenderam a condenação da BHP e usaram o argumento de que quando o desastre ocorreu, a empresa estava listada nos mercados de Londres e Sydney, o que torna as cortes britânica e australiana competentes para julgar o caso.

O julgamento, no Reino Unido, deve ocorrer em abril de 2024.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

Ouvindo...