O parlamento inglês debateu, na última quinta-feira (22), as consequências do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. Na audiência, os parlamentares citaram o episódio como “the biggest environmental disaster ever inflicted on the people of Brazil”, ou seja, o maior desastre ambiental que já atingiu o povo brasileiro. Os nomes das 19 vítimas fatais foram lidos na audiência.
Dois pesos, duas medidas
Congressistas Partido Trabalhista e do Partido Democrático Unionista questionaram a conduta de empresas britânicas que operam em outros países sem implementar os padrões ambientais que afirmam defender em seus países.
Condenação
Os parlamentares encaminharam ao Reino Unido pedido oficial de informações sobre a posição do governo quanto à tipificação do crime de ecocidio no direito internacional. Os congressistas defenderam a condenação da BHP e usaram o argumento de que quando o desastre ocorreu, a empresa estava listada nos mercados de Londres e Sydney, o que torna as cortes britânica e australiana competentes para julgar o caso.
O julgamento, no Reino Unido, deve ocorrer em abril de 2024.