Ouvindo...

Pente-fino: Governo de Minas deve exonerar quase todos os comissionados no dia 2 de janeiro

Serão mantidos apenas secretários, subsecretários e servidores de funções essenciais

Cidade Administrativa de Minas Gerais

No dia 2 de janeiro, o Governo de Minas vai exonerar praticamente todos os servidores comissionados de secretárias e outros órgãos públicos da sede administrativa. A coluna Em Cima do Fato apurou que cargos em comissão das regionais, no interior do Estado, devem ser poupados.

As exonerações “em massa” no início das gestões são “comuns”, como ocorreu na primeira gestão do Governo Zema. A maior parte dos servidores é, na sequência, reconduzida aos cargos,

No entanto, desta vez, durante o mês de janeiro, o governador Romeu Zema (Novo) vai passar um pente-fino na estrutura administrativa do Estado para saber quem é indicado político de quem. Uma das fontes da coluna disse que vários comissionados são de administrações anteriores e muitos são indicados políticos de opositores. O “pente-fino”, um mês antes da eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa, pode desencadear processos de negociação e atrair aliados para a base de Zema.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.