Agora no rádio...

Rádio Esportes

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Lesões na pele, febre, diarreia: veja sintomas da doença misteriosa que atinge indígenas

Doença misteriosa afeta várias crianças da tribo Katurãma, que fica em São Joaquim de Bicas, na Grande BH

Indígenas fecharam totalmente a BR-381, em São Joaquim de Bicas, na Grande BH, no sentido Belo Horizonte, na manhã deste sábado (31). A manifestação foi feita para chamar a atenção do governo para falta de água e medicamentos na tribo e pela saúde das crianças da aldeia Katurãma.

A doença misteriosa que afeta as crianças causa lesões na pele, febre e diarreia. A princípio, a suspeita era de Mpox, no entanto, o exame realizado deu negativo. Agora, médicos suspeitam de que uma bactéria grave esteja afetando a tribo, que já tem 17 pessoas contaminadas.

O governo federal afirmou que irá investigar os novos casos da doença. Nos próximos dias, a equipe do Distrito Sanitário Indígena (DSEI), juntamente com as equipes de saúde do município e da mineradora Vale S.A, vão realizar uma busca ativa em todos os domicílios da comunidade para identificar enfermidades semelhantes a da criança internada. Além disso, estão previstas também ações educativas, mutirões de limpeza na região e aplicação de inseticida para controle de insetos, como carrapatos e bichos de pé.

A cacique da tribo, Célia Angorró, afirmou que “a situação está só se agravando” e duas crianças do grupo estão internadas em Belo Horizonte. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) já afirmou à cacique que irá restaurar a água da aldeia na segunda-feira (2).

“Sem água e doente ninguém vive. Nós estamos sem água há sete dias, com duas semanas com crianças e adolescentes, todos dando ferida com a contaminação gigante lá dentro de uma bactéria que a gente não sabe o que é. Já tem duas crianças internada em Belo Horizonte. A situação só se agravando. [...] A gente está tendo que comprar água. Água mineral para tomar banho, água mineral para comer”, afirmou.

Leia também

Letramento racial

Outro motivo pelo qual os Katurãma estão se manifestando é pelo letramento racial nas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Têm pessoas que não sabem que nós indígenas vivemos aqui tanto dentro da reserva como trinta por cento da região metropolitana de Belo Horizonte tem a presença das pessoas indígenas, dos nossos parentes indígenas e hoje Belo Horizonte tem quarteirões, shopping com os nossos e as pessoas ainda são leigos de falar que nós somos índios, da Índia. Nós somos indígenas, nativos brasileiros”, afirmou.

Manifestação fechou a BR-381

A manifestação da tribo fechou completamente a BR-381 no sentido Belo Horizonte, na manhã deste sábado (31). No local, o congestionamento chega a quase 10 km e permanece em operação “siga e pare” conforme o necessário.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”