De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o número de emplacamentos do Corolla caiu de 3.121 unidades em setembro para 2.287 unidades em outubro – queda de aproximadamente 26,72%.
Ainda assim, o sedã médio se mantém isolado na liderança da categoria, com 29.864 unidades emplacadas no acumulado do ano (56,82% de participação no segmento) e distante do segundo colocado BYD King, que somou 1.291 emplacamentos em outubro aos 10.592 exemplares comercializados em 2025.
O Nissan Sentra, terceiro sedã médio mais vendido do país no ano com 4.386 emplacamentos, registrou 761 unidades no último mês.
Retomada gradual da produção
Fábrica da Toyota em Indaiatuba-SP, onde o Corolla é produzido
A Toyota anunciou na última segunda-feira (3) o retorno das operações das fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, ambas no estado de São Paulo, de forma escalonada. Segundo a fabricante, nos próximos dois meses, apenas as versões híbridas de Corolla e Corolla Cross serão produzidas no país, uma vez que a motorização 1.8 flex é importada do Japão – o que permite driblar os impactos diretos da paralisação da fábrica de motores. Não por acaso, durante o período de interrupção, praticamente só se encontravam as versões híbridas nas concessionárias.
As versões movidas somente a combustão dos dois modelos, porém, só deverão voltar ao ritmo normal em janeiro de 2026. Até lá, a Toyota terá de importar o motor 2.0 flex do Japão — estratégia que também vale para o Yaris hatch, ainda produzido em Sorocaba para exportação e será montado com propulsores trazidos da Indonésia.
Sedãs médios mais vendidos do Brasil em outubro de 2025
1. Toyota Corolla – 2.287 unidades
2. BYD King – 1.291 unidades
3. Nissan Sentra – 761 unidades
4. BYD Seal – 308 unidades
5. Mercedes-Benz CLA – 85 unidades
6. Caoa Chery Arrizo 6 – 69 unidades
7. Audi A3 Sedan – 47 unidades
8. BMW Série 2 Grand Coupé – 31 unidades
9. Honda Civic – 28 unidades
10. Volkswagen Jetta – 15 unidades