Após muita expectativa, a Toyota revelou a nona geração da picape média Hilux, referência em confiabilidade e liquidez em dezenas de mercados globais. O modelo estreia um visual inspirado na cultura da arte marcial sumô — chamado pela marca de “Cyber Sumo” —, interior totalmente reformulado e, pela primeira vez em sua história, uma opção elétrica (BEV).
Apesar de conviver com plataformas mais modernas do grupo, como a TNGA-F da Tacoma, a nova Hilux segue utilizando chassi de longarinas em uma variante evoluída e reforçada. O conjunto recebeu nova direção elétrica, calibração de suspensão atualizada e componentes de montagem revistos para reduzir vibrações.
Na Ásia, a gama da nova Toyota Hilux será oferecida com o atual motor 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência e 50 kgfm de torque, com opção híbrida-leve em alguns países, e o 2.7 aspirado a gasolina em alguns mercados.
Mas a grande novidade é a Hilux BEV, que traz dois motores elétricos (um dianteiro e outro traseiro) com potência combinada de 193 cv, alimentados por uma bateria de 59,2 kWh. A autonomia chega a 240 km no ciclo WLTP ou 300 km pelo padrão NEDC.
Quanto à capacidade de carga, as versões a diesel seguem fortes: até 1.000 kg de carga útil e 3.500 kg de reboque. A elétrica, por causa do peso maior, fica em 715 kg e 1.600 kg, respectivamente. O acesso à caçamba, por sua vez, é facilitado por degraus nas extremidades do para-choque e pela tampa com amortecimento.
Por dentro, o painel foi totalmente redesenhado, em estilo que remete ao novo Land Cruiser, com telas de até 12,3" do quadro de instrumentos e da central multimídia e a manutenção de comandos físicos para as funções principais, algo cobrado por consumidores que rejeitam a dependência total de telas. Ao menos nas versões mais equipadas, a Hilux passa a ter freio de estacionamento eletrônico.
A produção da Toyota Hilux para o mercado asiático continuará concentrada na Tailândia. A picape atualizada deverá chegar ao mercado sul-americano em 2026, sendo produzida na Argentina.
A Toyota confirma a estreia comercial da nova Hilux na Austrália e na Europa em dezembro de 2025. Em 2026, o lançamento se expande para outros mercados asiáticos e para o Japão.