Ouvindo...

Toyota apresenta picape movida a hidrogênio que tem chuveiro para tomar banho

Conceito baseado na Tacoma utiliza o sistema de célula de combustível do sedã elétrico Mirai

Depois do Corolla Cross com rodas de picape, a Toyota revelou mais um conceito bastante inusitado que será exibido nos próximos dias no SEMA Show, em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Tacoma H2 Overlander, uma picape elétrica com célula de combustível de hidrogênio pensada para o uso em expedições remotas.

O protótipo, desenvolvido por equipes da Toyota na América do Norte, reaproveita o conjunto motriz do sedã elétrico Mirai e o adapta ao chassi em longarinas da picape. Segundo a marca japonesa, o veículo utiliza dois motores elétricos que entregam 547 cv de potência combinada, alimentados por uma bateria de 24,9 kWh, cuja energia é proveniente do sistema de célula de combustível.

Três tanques de hidrogênio integrados ao chassi da picape produzem eletricidade por meio de eletrólise. A Toyota destaca um recurso curioso do conceito: toda a água resultante do funcionamento da célula de combustível pode ser recuperada e reaproveitada para lavar equipamentos ou tomar banho — embora não seja potável. A montadora alega que o sistema pode inclusive fornecer energia para manter uma casa fora da rede ou recarregar dois carros elétricos ao mesmo tempo.

Para não perder o espírito “raiz”, a Tacoma conceito recebeu um pacote off-road pesado, com suspensão TRD de curso longo, amortecedores Fox 2.5 Performance Elite, pneus de 35 polegadas, além de guincho, proteções inferiores, iluminação adicional e para-choque traseiro off-road. Na caçamba, uma tenda de teto e uma capota com aberturas laterais transformam a picape em um veículo pronto para acampamentos em áreas remotas.

A Tacoma H2 Overlander integra a ofensiva da Toyota em conceitos a hidrogênio e foi uma das principais atrações do estande da marca na SEMA 2025, realizado entre os dias 4 a 7 de novembro.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.