Fiat Pulse e Fastback Abarth também serão híbridos flex de 48 Volts

Dupla de SUVs com proposta esportiva será contemplada com a tecnologia Bio-Hybrid

Inicialmente confirmado apenas para os modelos da Stellantis produzidos em Pernambuco, o novo sistema híbrido leve flex de 48 Volts da Stellantis também será estendido aos Fiat Pulse e Fastback Abarth fabricados em Betim-MG, segundo o site Autos Segredos.

O primeiro carro a receber a tecnologia será o Jeep Renegade 2027, que chega ao mercado no fim do março. Em seguida, será a vez dos modelos Jeep Compass e Commander e da Fiat Toro. A tecnologia Bio-Hybrid faz parte do investimento de R$ 13 bilhões no Complexo Industrial de Goiana-PE, onde esses carros são produzidos.

Nos modelos da Jeep, o motor T270 1.3 turbo flex seguirá entregando 176 cv. Nos Fiat Pulse e Fastback Abarth, que têm proposta esportiva, a potência chega a 185 cv com etanol. O torque máximo, no entanto, é de 27,5 kgfm para todos.

Nesses modelos, o motor a combustão será auxiliado por uma máquina elétrica que substitui o alternador e o motor de partida. O equipamento fornece eletricidade, para alimentar a bateria adicional de íons de lítio de 0,9 kWh e 48 Volts, e energia mecânica para auxiliar o motor a combustão em situações de maior demanda de torque.

A bateria, posicionada abaixo do banco do motorista, permite ao motor elétrico tracionar o veículo em baixas velocidades, como engarrafamentos e manobras de estacionamento. O sistema terá autonomia elétrica de aproximadamente um quilômetro a até 30 km/h – condição que favorece a economia de combustível em trajetos urbanos.

A Stellantis cogitou adotar um câmbio automatizado de dupla embreagem para aumentar a eficiência do conjunto, mas decidiu manter a atual transmissão Aisin de seis marchas por questões de custo e facilidade de manutenção.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...