SUVs da Jeep e Fiat Toro serão os híbridos da Stellantis feitos em Pernambuco

Modelos serão equipados com o sistema que combina motor a combustão a sistema elétrico de 48 Volts

Quatro modelos híbridos serão produzidos a partir de 2026 no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, como parte do plano de expansão comercial e industrial da Stellantis no Brasil, anunciado pela empresa na última segunda-feira (8). Entre os veículos contemplados estão os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da picape Fiat Toro, que receberão o novo sistema Bio-Hybrid desenvolvido pelo grupo.

A tecnologia combina um motor elétrico integrado à transmissão com o já conhecido propulsor 1.3 turbo flex, formando um conjunto híbrido leve capaz de reduzir emissões e melhorar a eficiência sem elevar significativamente o custo de produção. A escolha pela fábrica de Goiana reforça a importância estratégica da unidade para a Stellantis na América Latina, que passará a concentrar parte relevante da operação eletrificada regional.

Os modelos eletrificados devem chegar às concessionárias ao longo de 2026, ampliando o portfólio híbrido das marcas Jeep e Fiat no país. A expectativa é que o novo conjunto mecânico também prepare a linha nacional para atender às regras de emissões futuras, em um mercado cada vez mais pressionado por eficiência energética e inovação.

De acordo com o site Autos Segredos, os modelos produzidos em Goiana serão equipados com o sistema híbrido leve (MHEV) de 48 Volts, que será batizado de T270 Hybrid. O motor elétrico adicional de 28 cv de potência e 5,6 kgfm de torque auxilia o 1.3 turbo flex de 176 cv e 27,5 kgfm a otimizar o desempenho e economizar combustível.

Uma bateria de 0,9 kWh de capacidade suporta o sistema, sendo recarregada também pelos dois motores. Uma central eletrônica faz o gerenciamento da operação entre os modos a combustão, elétrico ou híbrido.

Renegade terá duas versões híbridas leves

O Jeep Renegade terá duas versões híbridas leves (MHEV), de acordo com o Autos Segredos. Na linha 2027, que será lançada no começo de 2027, o SUV compacto será comercializado nas configurações Sport, Altitude, Longitude, Sahara e Willys 4x4.

Jeep Renegade Sahara

As duas primeiras manterão o conjunto mecânico formado pelo motor 1.3 turbo flex, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. A Willys seguirá com esse propulsor atrelado à caixa automática de nove velocidades e ao sistema de tração nas quatro rodas.

Já as versões Longitude e Sahara terão o 1.3 turbo flex auxiliado pelo propulsor elétrico funcionando como alternador e motor de partida. No conjunto híbrido leve, apenas a unidade a combustão traciona o veículo.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...