A nova identidade visual da Audi, antecipada no estudo de design Concept C, tem dividido opiniões e gerado comentários desagradáveis sobre a semelhança da grade frontal do conceito com bigodes de personalidades, como o ator Charlie Chaplin, e outras figuras mais sombrias da história.
Apesar da polêmica, a própria Audi já antecipou que essa grade será um elemento comum aos seus futuros carros, à medida que se afasta da grade trapezoidal que dominou o estilo dos seus modelos nos últimos anos.
O novo desenho ficou a cargo do designer italiano Massimo Frascella, que assumiu o posto em meados de 2024, substituindo Marc Lichte. Antes da Audi, Frascella já havia trabalhado no desenvolvimento de modelos das Land Rover, como o novo Defender e o Range Rover Velar.
O Concept C será o modelo responsável para impulsionar a nova identidade visual da Audi. O modelo foi apresentado como uma prévia de um novo esportivo, com uma releitura moderna da clássica dianteira de modelos da marca e remetendo à grade de modelos da Bugatti.
“Desenvolvemos os elementos individuais de forma que possam ser usados com flexibilidade, de modo que os modelos de entrada se diferenciem significativamente de carros esportivos ou SUVs – mas estejam conectados por um fio condutor comum”, explicou Frascella durante entrevista à revista alemã