Stellantis anuncia expansão industrial e novo hatch da Fiat no Brasil em 2026

Modelo inédito será fabricado em Betim e dará origem a SUVs e picape compacta

Fiat Grande Panda

A Stellantis encerrou o ano destacando avanços importantes em sua estratégia industrial e comercial no Brasil. Durante encontro com a imprensa na última segunda-feira (8), em São Paulo-SP, a companhia celebrou recordes recentes e apresentou novidades de suas marcas em 2026, incluindo novos modelos, ampliação de fábricas e fortalecimento de tecnologias desenvolvidas localmente.

No Polo Automotivo de Goiana-PE, a Stellantis confirmou que produzirá quatro novos veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid no próximo ano. Criado no Brasil para atender às demandas específicas do consumidor local, o sistema híbrido se consolida como um dos pilares da transição energética da companhia na região. O anúncio ocorre logo após a confirmação da produção de modelos da Leapmotor na fábrica pernambucana, reforçando a capacidade de nacionalização e inovação do complexo.

Herlander Zola, presidente da Stellantis América do Sul

No Rio de Janeiro, o Polo Automotivo de Porto Real, que completará 25 anos em 2026, também passará por uma fase de expansão. A fábrica abrirá um segundo turno para atender à produção do Novo Jeep Avenger e da linha Citroën fabricada no local. A medida deverá gerar novos empregos qualificados e impulsionar o desenvolvimento econômico da região sul-fluminense.

Já o Polo Automotivo de Betim-MG, que celebrará meio século de operação em 2026, se prepara para receber um novo modelo inédito da Fiat. Líder em volume dentro da Stellantis, a fábrica mineira ultrapassou a marca de 18 milhões de veículos produzidos e seguirá como referência global do grupo em eficiência e capacidade produtiva.

Fiat Grande Panda

Embora a Stellantis ainda mantenha em segredo a identidade do novo modelo, Itatiaia Auto antecipa que será a versão brasileira do Fiat Grande Panda, hatch compacto vendido na Europa apontado como substituto do Argo na América do Sul. O modelo, baseado na plataforma CMP, sofrerá mudanças para atender às demandas locais, incluindo a adoção dos motores Firefly 1.0 aspirado e 1.0 turbo flex híbrida leve de 12 volts.

Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul, os avanços refletem o fortalecimento da operação regional. “Neste ano, reforçamos nossa liderança comercial, operacional, industrial e estratégica no mercado automotivo brasileiro. À medida que a Stellantis amadurece, nossa capacidade de investir nas nossas marcas também melhora a cada ano”, afirmou o executivo.

Zola também destacou o papel da eletrificação na ampliação do alcance da empresa no mercado. “Novas tecnologias trazem novos consumidores. Nosso objetivo é pensar no que é necessário para atender os brasileiros e sul-americanos, reforçando o desenvolvimento local e mantendo a Stellantis como a empresa com o maior índice de nacionalização industrial da região.”

Fiat Grande Panda tem versões elétrica e híbrida na Europa

A companhia segue avançando em seu plano estratégico, que prevê investimentos de R$ 32 bilhões na América do Sul — o maior aporte já realizado pela indústria automotiva na região. Para 2026, estão previstos 16 lançamentos e atualizações, incluindo seis modelos equipados com a plataforma Bio-Hybrid, já presente em mais de 50 mil unidades do Fiat Pulse, Fiat Fastback, Peugeot 208 Hybrid e Peugeot 2008 Hybrid.

Fora do Brasil, o Polo de Córdoba, na Argentina, ganha protagonismo com a produção da nova Ram Dakota, celebrando 30 anos de atuação. No Uruguai, a Stellantis reforça sua posição como hub estratégico de veículos comerciais, responsável pela fabricação de Jumpy, Expert e pela nova geração do Ducato.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...