Ouvindo...

Novo VW Tiguan é flagrado no Brasil e revela multimídia maior a que dos BYD

SUV tem lançamento no país confirmado para este ano; motorização é mantida em segredo

Protótipo do novo Volkswagen Tiguan rodando em testes finais no Brasil

Confirmado para estrear no Brasil ainda em 2025, o novo Volkswagen Tiguan foi visto em testes no país, indicando que o seu lançamento está próximo. Apesar da camuflagem e do filme escuro nos vidros do carro flagrado pelo Instagram @pilotosoviético, é possível notar que o modelo é equipado com o painel digital Cockpit Pro e a avantajada central multimídia de 15 polegadas (maior que as telas de 12,8” dos modelos da BYD).

Detalhe das telas do painel digital e da central multimídia de 15"

A Volkswagen ainda não divulgou os detalhes da configuração que será vendida no mercado brasileiro, mas o SUV deverá manter as especificações das duas versões lançadas na Argentina em setembro, que custam o equivalente a R$ 280 mil (Life) e R$ 300 mil (R-Line) em conversão direta de valores.

Como é o novo Volkswagen Tiguan

A terceira geração do Tiguan é fabricada no México em configuração de cinco lugares a partir da plataforma MQB Evo. O SUV mede 4,67 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de entre-eixos – cerca de 5 centímetros mais curto que o atual Tiguan Allspace de sete lugares.

A ficha técnica do fabricante informa que o porta-malas tem 750 litros de capacidade.

O Tiguan de terceira geração é dotado de freios disco nas quatro rodas e suspensão traseira multilink.

Motor menos potente

O calcanhar de Aquiles do novo Volkswagen Tiguan, em relação à geração atual, será a motorização, caso o modelo mantenha a especificação vendida na Argentina. No lugar do motor 2.0 turbo a gasolina de 186 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, o novo Tiguan adotou o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm, também aplicado nos modelos T-Cross e Taos.

O câmbio automático de oito marchas foi substituído pela caixa automatizada DSG de dupla embreagem e sete velocidades, também com tração apenas nas rodas dianteiras.

Nos Estados Unidos, o SUV é comercializado com o 2.0 turbo entregando 203 cv e 27,7 kgfm, associado à transmissão automática de oito marchas e ao sistema de tração integral.

Principais equipamentos de série do novo Volkswagen Tiguan

Na Argentina, a versão de entrada Life é equipada de série com seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres e ciclistas, sensor de ponto cego, monitoramento de mudança de faixa, detector de fadiga do motorista, central multimídia de 12,9 polegadas, painel digital, carregador de celular por indução, sensor de chuva, faróis de LED com acendimento automático, rodas de liga leve de 18”, abertura elétrica do porta-malas, entre outros itens.

A topo de gama R-Line adiciona, além dos adereços estéticos, os faróis em LED Matrix, rodas de 19”, teto solar panorâmico, pedaleiras em alumínio, tela multimídia de 15”, câmeras com visão em 360°, bancos de couro, iluminação ambiente, abertura elétrica do porta-malas por aproximação, grade frontal com iluminação em LED e iluminação dinâmica das lanternas traseiras com faixa em LED integrada.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.