Atualmente, embora compartilhem a mesma base, Hilux e SW4 adotam frentes distintas. Para a próxima geração, porém, a tendência é de maior aproximação estética entre os dois modelos. Nas imagens criadas pelo artista, o SUV aparece com a grade frontal de formato retangular, faróis mais estreitos e a inscrição “TOYOTA” substituindo o logotipo tradicional da marca, seguindo uma identidade visual mais robusta e moderna.
A traseira do SW4 imaginado se distancia da picape e busca inspiração no novo Toyota RAV4, previsto para alguns mercados internacionais. As lanternas assumem formato horizontal, com duas barras luminosas que avançam sobre a tampa do porta-malas e são interligadas por um elemento central em preto, também com o nome da fabricante em destaque. O conjunto é complementado por rodas exclusivas, com desenho diferente das utilizadas na nova Hilux.
A estratégia de lançamento será gradual. No início de 2027, a Hilux estreará com o atual motor 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. No segundo trimestre do ano que vem, será a vez da versão equipada com o sistema híbrido leve (MHEV).
O sistema híbrido leve de 48 volts será oferecido nas versões com câmbio automático e tração 4×4. A tecnologia tem como objetivo reduzir o consumo de combustível e melhorar as respostas em arrancadas, sem alterações significativas nos números de potência e torque.
A tração 4×4 continuará sendo do tipo temporária, solução que a Toyota mantém por priorizar eficiência energética, robustez e menor complexidade de manutenção em comparação aos sistemas de tração integral permanente.