BYD avalia entrada no automobilismo e considera a Fórmula 1, diz site

Segundo o Bloomberg, fabricante chinesa vê esporte como caminho viável de expansão da marca

Carros da Fórmula 1 durante largada do Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 2026

A fabricante chinesa BYD avalia entrada no automobilismo e considera ingressar na Fórmula 1. A empresa vê o esporte como via para expansão da marca devido ao apelo da categoria mundialmente.

Além disso, marca enxerga as corridas como caminho viável pela crescente transição para unidades de potência híbridas. As informações são do site Bloomberg.

Cabe lembrar que, a partir desta temporada, a Fórmula 1 vive uma mudança drástica no Regulamento Técnico. Dentre as novidades está a divisão de potência 50/50 entre o motor a combustão e o motor elétrico.

Tal reformulação atraiu Audi e Ford como fabricantes de motores para a categoria. Além disso, a General Motors (GM) passa a fornecer unidades de potência para a equipe Cadillac a partir de 2029.

A fabricante chinesa ainda não tem um veredito sobre a entrada na Fórmula 1 e existe a possibilidade de o plano não avançar.

Custos e como ingressar na Fórmula 1

Existem duas possibilidades para a BTD ingressar na F1: a primeira seria como uma equipe novata, assim como a Cadillac. Outra forma seria adquirir uma escuderia do grid atual, como fez a Audi ao comprar a Sauber.

Todavia, um empecilho seria o alto custo para entrar na Fórmula 1. Além dos gastos para consolidar uma escuderia junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), estimados em cerca de 200 milhões de dólares (cerca de R$ 1 bilhão), são necessários outros investimentos em infraestrutura, pilotos e afins.

A matéria publicada pelo Bloomberg também aponta que o Campeonato Mundila de Endurance (WEC) é considerado pela BYD.

BYD em alta pelo mundo

Em 2025, a BYD teve um dos modelos fabricados como um dos mais vendidos pelo mundo. O BYD King foi o sétimo veículo com mais unidades comercializadas no último ano. Ao todo, foram 653.582 exemplares.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...