Nova Hilux só em 2027: Toyota explica por que picape vai atrasar na América do Sul

Presidente da filial argentina abriu o jogo sobre os planos da marca para a picape na região

O presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, confirmou à imprensa local que a nova geração da Hilux, apresentada na semana passada com visual atualizado e motorização eletrificada, só será lançada comercialmente na América do Sul a partir de 2027. O executivo adiantou que a produção da picape no país vizinho está programada para começar no final de 2026 – cerca de um ano de atraso em relação à previsão inicial.

Salinas apontou três fatores principais para a prorrogação da data: a necessidade de reformulação do ferramental da fábrica, a integração de novos fornecedores locais e a complexidade de atender à variedade de configurações exigidas pelos países latino-americanos atendidos pela fábrica de Zárate.

A Toyota adiantou que a nova geração da Hilux terá ao menos uma versão eletrificada, embora ainda não tenha detalhado se o modelo destinado à América Latina será híbrida leve, híbrida convencional ou elétrica.

Gustavo Salinas comentou ainda que a fábrica argentina vive um momento de forte demanda exportadora, com projeção de produzir cerca de 175 mil unidades ao ano. Ele lembrou que a atualização da Hilux costuma ser acompanhada pela renovação da SW4, o SUV derivado da picape – cuja nova geração ainda não foi apresentada.

Outro ponto citado por Salinas foi o impacto da recente tempestade que atingiu a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz-SP, que obrigou a empresa a importar os propulsores dos modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris na Indonésia e no Japão, podendo influenciar o cronograma de modelos futuros.

Segundo o presidente da Toyota Argentina, o lançamento da nova Hilux após 2026 deve marcar um período especial para a marca no país, já que a picape se aproxima de duas décadas de liderança no mercado argentino.

Leia também

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

Ouvindo...