Nem sempre os melhores
1) Controle da glicemia
Tradicionalmente usados no manejo do açúcar no sangue, o quiabo e o feno-grego liberam seus componentes na água quando deixados de molho durante a noite. Beber a mistura em jejum pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e prevenir picos de glicose, sendo um aliado para quem tem pré-diabetes ou resistência insulínica.
Um estudo publicado na National Library of Medicine revelou que pessoas com pré-diabetes que consumiram 10g de pó de feno-grego diariamente apresentaram maior sensibilidade à insulina, redução nos níveis de glicose e menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. “Aqueles que não consumiram feno-grego tiveram quatro vezes mais risco de evoluir para a doença”, apontou a pesquisa.
2) Saúde digestiva
O quiabo contém mucilagem, uma substância natural de textura gelatinosa que protege o trato digestivo, enquanto o feno-grego contribui com suas fibras. Em conjunto, ajudam a aliviar constipação, reduzir inchaços e melhorar a saúde intestinal. Beber a mistura ao acordar acorda o sistema digestivo de forma suave, proporcionando sensação de frescor.
3) Ajuda a emagrecer
A bebida também pode atuar no controle do apetite. O feno-grego retarda a digestão dos carboidratos, enquanto a combinação cria saciedade e evita a fome entre refeições. Embora não seja solução milagrosa, especialistas destacam que o consumo regular pode ser parte de um estilo de vida saudável voltado ao controle de peso.
4) Ação anti-inflamatória
Compostos antioxidantes e anti-inflamatórios presentes nos dois ingredientes tornam a água uma forma natural de combater inflamações internas, que estão ligadas a problemas como dores nas articulações, fraqueza e distúrbios metabólicos.
5) Benefícios para pele e cabelos
Graças à vitamina C e aos antioxidantes do quiabo, somados aos aminoácidos e ao ferro do feno-grego, a mistura também pode trazer resultados visíveis à aparência. A ingestão gradual desses nutrientes promove mudanças lentas, mas perceptíveis, na pele e nos cabelos, como melhora da textura e redução da queda capilar.
Potencial contra microplásticos
Além dos benefícios ao corpo humano, estudos sugerem efeitos ambientais. Um artigo publicado em 2024, na revista ACS Omega, intitulado ‘Polysaccharide-Based Flocculants for Microplastics Removal from Water’ (Floculantes à base de polissacarídeos para remoção de microplásticos da água), mostrou que extratos de quiabo e feno-grego podem remover até 90% dos microplásticos de águas doces e salgadas. Os floculantes vegetais separam os fragmentos plásticos de forma natural e inofensiva, oferecendo uma alternativa sustentável à purificação da água.