“O cheiro de casa velha”, comum em algumas residências mais antigas, é um problema que costuma incomodar os moradores. Segundo Marla Mock, presidente da Molly Maid, empresa que vende serviços de limpeza residencial, esse tipo de odor pode ter diversas causas. Para removê-lo de forma eficaz, pode ser necessário realizar uma limpeza profunda em vários cômodos ou até mesmo contar com ajuda especializada.
Ainda assim, existem estratégias práticas que você pode adotar para transformar o ambiente, deixando-o mais fresco e agradável. A seguir, veja as recomendações de especialistas em limpeza.
Abra as janelas
Uma das medidas mais simples e rápidas ao lidar com odores em uma casa antiga é abrir todas as janelas. “Isso permitirá a circulação de ar fresco, ajudando a eliminar o ar viciado”, explica Katie Dills, presidente da The Cleaning Authority.
Verifique a presença de roedores e insetos
De acordo com Mock, infestações por roedores e insetos podem ser responsáveis pelo cheiro característico de residências antigas. Se desconfiar desse problema, o ideal é acionar um serviço de dedetização para uma inspeção minuciosa, inclusive em locais que normalmente passam despercebidos.
Faça a limpeza dos rodapés
Embora poeira e sujeira sejam mais visíveis em móveis e pisos, elas também se acumulam em áreas menos óbvias, como os rodapés, contribuindo para odores desagradáveis. "É comum que a sujeira nos rodapés passe despercebida”, comenta Dills.
“Use um aspirador com escova de cerdas e mangueira para remover a
Limpe o interior dos armários antigos da cozinha
Embora sejam charmosos, armários antigos tendem a acumular odores indesejados. “Eles podem reter resíduos de alimentos e gordura, o que contribui para o mau cheiro. Para higienizá-los, aspire as migalhas internas e passe um pano úmido com sabão. Para a parte externa, utilize uma mistura de
Também é indicado evitar o uso de produtos agressivos, principalmente em acabamentos antigos ou delicados.
Dr. Bactéria ensina forma correta de deixar a casa limpa Sem vinagre nem máquina de lavar: o truque simples dos especialistas em limpeza para lavar seus tênis sem danificá-los
Higienize carpetes e tapetes
Carpetes e tapetes muito antigos, manchados ou sujos podem ser fonte de odores persistentes. Nesses casos, a substituição pode ser a melhor opção. Porém, se a intenção for mantê-los, Dills recomenda uma limpeza profissional. “O ideal é realizar esse serviço a cada seis meses ou, no mínimo, uma vez por ano”, sugere. “Além disso, espalhe bicarbonato de sódio regularmente sobre o carpete e aspire com frequência para ajudar na neutralização dos odores”, completa.
Vaporize os móveis estofados
Assim como acontece com os carpetes, móveis estofados — de sofás antigos a camas modernas com cabeceiras de tecido — tendem a acumular sujeira, poeira e odores. Para resolver isso, Mock recomenda a limpeza profissional a vapor. Muitos serviços de higienização de carpetes também incluem estofados, o que pode ser uma maneira eficiente de resolver dois problemas de uma vez.
Renove a pintura ou o papel de parede
Caso pretenda redecorar após eliminar os odores, considere que uma nova camada de
Invista em desumidificadores ou purificadores de ar
Manter uma casa antiga livre de odores exige cuidados regulares. Mock recomenda o uso de desumidificadores para reduzir a umidade e renovar o ar. Já os
E se o cheiro não desaparecer?
Se, mesmo após todas essas medidas, o cheiro persistir, considere contratar profissionais para uma limpeza profunda e completa da casa. Entretanto, Dills adverte que, se o odor for muito forte e contínuo, pode ser necessário investigar outra possibilidade: “Um cheiro persistente pode indicar a presença de mofo, exigindo uma inspeção especializada.”