Colocar a esponja de lavar louça na máquina de lavar roupa: por que é recomendado

Inserção de uma esponja nova ou limpa no tambor da máquina de lavar antes do início do ciclo tem se mostrado uma solução eficaz

Eficácia deste truque caseiro reside na porosidade do material

O uso da esponja de cozinha transcendeu a pia e consolidou-se como um recurso estratégico na manutenção doméstica, ganhando destaque especialmente no cuidado com a lavagem de roupas.

Embora o método ainda seja desconhecido por muitos, a inserção de uma esponja nova ou limpa no tambor da máquina de lavar antes do início do ciclo tem se mostrado uma solução eficaz para problemas comuns do cotidiano.

Leia também

A eficácia deste truque caseiro reside na porosidade do material. Durante o processo de lavagem, a esponja atua como um imã para resíduos, capturando pelos de animais, fiapos e pequenas fibras que se desprendem dos tecidos.

Essa ação mecânica impede que as impurezas se espalhem por outras peças de roupa ou, em casos mais graves, obstruam o filtro do eletrodoméstico. Com isso, o resultado é uma limpeza mais profunda das peças e a preservação da vida útil do equipamento.

Para aplicar a técnica, basta colocar a esponja junto à carga de roupas e seguir com o ciclo de lavagem habitual. Além dessa medida paliativa, especialistas recomendam atenção redobrada à higienização da própria máquina durante o verão.

Devido ao aumento de resíduos como suor, areia e umidade — que favorecem a proliferação de fungos e odores desagradáveis —, a orientação é que o tambor seja limpo a cada dez ou quinze lavagens, ou pelo menos uma vez ao mês.

Para uma manutenção completa, o ideal é realizar um ciclo de lavagem com o tambor vazio utilizando água quente acima de 60°C.

Complementarmente, a limpeza manual do filtro deve ser efetuada em intervalos de dois a três meses, garantindo a eficiência máxima do aparelho e a higiene das vestimentas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...