Na hora de limpar a casa, especialmente o banheiro, surge a dúvida: como é a maneira ideal de fazer a higienização? O biomédico Roberto Figueiredo, Dr. Bactéria, explica que as misturas de água sanitária com água e outros produtos químicos não são a resposta, e que os produtos ainda podem estragar eletrodomésticos e causar dermatite em quem faz a limpeza e nos animais.
A fórmula para uma casa “limpa e desodorizada”, como diz o biomédico, é um litro de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. A água e o detergente cumprem a função de limpar, enquanto o bicarbonato fica responsável por tirar odores fortes. Ele ainda dá uma dica extra: se quiser a casa perfumada, é melhor comprar produtos específicos para essa finalidade.
O Dr. Bactéria pede para que as donas de casa evitem “pagar de química louca”. Misturar água sanitária, vinagre e outros produtos de limpeza pode causar prejuízos à saúde, como dermatite e até levar a uma intoxicação. Além disso, ele explica que “a água sanitária reage com a água e forma ácido, então ela oxida tudo”, causando o enferrujamento de eletrodomésticos, como a geladeira e a máquina de lavar.