A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (8), o recolhimento do lote OA3169 do medicamento Pantoprazol Sódico Sesqui-Hidratado 40 mg. A medida foi adotada após a empresa MedQuímica Indústria Farmacêutica Ltda. comunicar o recolhimento voluntário do lote, depois de identificar uma irregularidade no produto.
O Pantoprazol é indicado para o tratamento de problemas gastrointestinais. Segundo a Anvisa, apenas o lote citado foi afetado pela decisão, que também suspendeu a distribuição e o uso do medicamento.
De acordo com a fabricante, a embalagem do Pantoprazol 40 mg foi trocada pela caixa de outro medicamento, a Hidroclorotiazida 25 mg, usada no tratamento da pressão alta.
Anvisa identifica pedaços de vidro em molho de tomate e ordena recolhimento Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação bacteriana; veja quais
Recolhimento de antialérgico
Além do Pantoprazol, a Anvisa também determinou o recolhimento do lote 569889 do antialérgico Alektos 20 mg, fabricado pela empresa Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A. A decisão foi tomada após a identificação de troca da embalagem do Alektos pela do medicamento Nesina. A própria empresa comunicou o recolhimento voluntário do lote.
Lote falso de Mounjaro
A Anvisa também proibiu a comercialização do lote D838878 do medicamento Mounjaro, que estaria associado à empresa Eli Lilly do Brasil Ltda. Segundo a fabricante, o lote não foi produzido por ela. Por isso, o produto deve ser apreendido e não pode ser vendido, distribuído ou utilizado.