A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou o recolhimento do lote LM283 do molho de tomate “Passata de Pomodoro Di Puglia”, da marca Mastromauro Granoro, além de proibir a venda, distribuição, importação, divulgação e consumo.
O molho contém um fruto da páprica de uso indevido (Capsicum annuum) e quantidade acima do permitido do corante Caramelo IV, que pode causar riscos à saúde em caso de consumo além do limite recomendado. A empresa anunciou o recolhimento voluntário dos lotes circulados para comércio.
A suspensão ocorreu por conta de um alerta emitido pelo Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações (RASFF) sobre a presença de cacos de vidro no alimento. O RASFF é uma ferramenta da União Europeia que informa sobre riscos graves em alimentos e rações animais.
Outros produtos foram alvo de suspensão pela Anvisa na mesma operação, que recolheu lotes de dois suplementos alimentares. Seis lotes do “Neovite Visão”, fabricado pela Bausch Lomb, foram recolhidos por fabricação irregular.
Veja quais os lotes recolhidos:
- 25G073;
- S25C004;
- S25C003;
- S25C002;
- S25G072.
Os suplementos de Vitamina C Sucupira com Unha de Gato e o Suplemento Alimentar Colesterol da empresa Ervas Brasil também foram alvos de recolhimento pela Anvisa.
Os produtos não poderão circular mais por falta de Licença Sanitária e Alvará de Funcionamento da empresa responsável, assim como realizou divulgação irregular dos suplementos, com falsas indicações terapêuticas, associando o seu uso a benefícios funcionais e de saúde, sem comprovação científica.
A Itatiaia entrou em contato com as empresas citadas nesta reportagem e aguarda os retornos
*Ao contrário do veiculado, a imagem publicada não corresponde com o produto recolhido pela Anvisa. O molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia pertence à marca Mastromauro Granoro.
(Sob supervisão de Alex Araújo)