Embora inofensivas, as
Segundo Scot Hodges, vice-presidente de desenvolvimento profissional da Arrow Exterminators, “as traças-de-prata preferem alimentos ricos em amido e podem se alimentar de caixas,
Principais motivos para a presença das traças-de-prata em casa
- Umidade: esses insetos prosperam em locais quentes e úmidos.
- Frestas e rachaduras: mesmo em casas novas, pequenas aberturas permitem a entrada das traças. Hodges explica que, durante a construção, elas podem se instalar em espaços que depois são selados.
- Portas, janelas e telas mal vedadas: as traças-de-prata conseguem se esgueirar por aberturas mínimas. Trenton Frazer, entomologista-chefe da Aptive Pest Control, observa que o corpo achatado desses insetos facilita a entrada por qualquer fresta.
- Materiais infestados: trazer livros, papéis ou caixas já contaminados para dentro de casa facilita a infestação.
- Acúmulo de itens em porões ou sótãos: coleções de livros, álbuns de fotos ou caixas antigas oferecem alimento e ambientes úmidos ideais para a proliferação.
Sinais de infestação
- Traças-de-prata visíveis, geralmente à noite, em
armários , cantos,banheiros ou porões. - Danos em papel, papelão ou tecidos, como rasgos ou buracos.
- Manchas amareladas, resultado da troca de escamas, frequentemente encontradas em frestas escuras.
- Pequenos pontos pretos, correspondentes aos excrementos dos insetos.
Como prevenir e controlar a presença das traças-de-prata
Manter essas pragas fora de casa exige atenção aos detalhes, principalmente devido à sua habilidade de se infiltrar por pequenas frestas. A principal recomendação é vedar rachaduras, fendas e vãos em portas e janelas.
“Calafetar espaços é uma forma eficiente de impedir que traças ou outras pragas da despensa entrem”, alerta Malinowski, vice-presidente de controle de pragas da Mosquito Authority e Pest Authority.
Frazer reforça que controlar a umidade dos ambientes é essencial. O uso de desumidificadores em porões e sótãos torna esses locais menos hospitaleiros. “Traças-de-prata são muito sensíveis à umidade e não sobrevivem em locais secos”, explica.
Eliminar a fonte de alimento - livros, diários e álbuns de fotos - não é suficiente, já que esses insetos podem viver longos períodos sem comida ou água. Frazer ressalta que a prevenção deve focar no manejo integrado: vedar, proteger com telas, manter portas fechadas e eliminar a umidade.
Seguindo essas orientações, é possível manter sua casa livre de traças-de-prata de maneira segura e eficiente, sem comprometer seus pertences ou entrar em pânico com a presença desses pequenos invasores.