Ouvindo...

Com queda no consumo no inverno, camarão segue como opção nutritiva e leve

Especialista destaca benefícios do fruto-do-mar e receitas ideais para o frio

A sazonalidade é um fator que interfere no comércio de camarão

O camarão é um famoso ingrediente das receitas das praias brasileiras, especialmente durante a alta temporada. No inverno, seu consumo diminui, principalmente nas regiões litorâneas do sudeste, onde a movimentação nas praias diminui consideravelmente com a chegada do frio. Essa variação no consumo está diretamente relacionada ao turismo, às férias e ao clima quente, que estimulam refeições à base de frutos-do-mar. A sazonalidade é um fator que interfere no comércio de camarão.

Apesar do consumo sazonal, especialistas do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destacam que o camarão é uma excelente fonte de proteína e nutrientes essenciais e que seu consumo pode ser mantido ao longo de todo o ano, independentemente da estação.

O fruto do mar é rico em selênio, vitamina B12, zinco e ômega-3, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imunológico, auxiliando na saúde cardiovascular e possuindo baixo teor de gordura. Além disso, por sua versatilidade, pode ser incluído em receitas mais aconchegantes, ideais para os dias frios, como risotos, moquecas, caldos e escondidinhos.

Incluir o camarão no cardápio de inverno é uma forma saborosa e saudável de diversificar as refeições e apoiar também os produtores e comerciantes que dependem da cadeia do pescado ao longo de todo o ano. Para quem deseja manter uma alimentação equilibrada no inverno, o camarão é uma excelente alternativa para variar o consumo de proteínas tradicionais, como carnes vermelhas e frango.

De acordo com o pesquisador científico do IP Fábio Sussel, “os dias frios de fato trazem uma tendência natural de escolhas por proteínas que trazem maior sensação de saciedade, como a suína e a bovina. Mas saúde é algo que devemos cuidar o ano todo. Moqueca e caldo de cabeça de camarão, por exemplo, são opções ricas em ômega-3 e que caem muito bem no período do inverno”.

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.