Skincare nas férias: 7 dicas para adolescentes com pele acneica

Veja o que fazer para evitar aumento da acne, agravada pelas mudanças na rotina durante as férias escolares

Pele acneica e oleosa: conheça rotina para redução das espinhas

Com as férias de inverno e a mudança de rotina, a acne pode agravar para os adolescente. Por isso, é necessário dar mais atenção aos cuidados com a pele. Além da rotina, o clima seco e os banhos quentes podem agravar inflamações e desequilibrar a oleosidade natural da pele. Por isso, manter uma rotina de skincare simples, mas eficaz, faz toda a diferença.

A acne, famosas “espinhas”, são muito comuns entre os jovens. Segundo o Censo Dermatológico da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 80% dos adolescentes em todo o mundo sofrem com pele acneica.

Para a dermatologista Daniela Ribeiro o inverno pode ser um período crítico para quem tem pele acneica.

“Durante os meses mais frios, muitos adolescentes acabam relaxando nos cuidados com a pele, o que pode levar ao agravamento do quadro de acne. O ressecamento causado pelo clima frio e pela água quente estimula a produção de sebo, resultando em mais espinhas. Por isso, manter uma rotina adequada é essencial”, alerta.

1. Uso de sabonete facial com ácido salicílico

O primeiro passo para controlar a acne é a limpeza de pele. Utilizar sabonetes com ácido salicílico ajuda a desobstruir os poros, controlar a oleosidade e prevenir inflamações.

A dermatologista Daniela Ribeiro explica “Esse ativo tem ação queratolítica e anti-inflamatória, ou seja, ajuda a remover células mortas e a reduzir o inchaço das espinhas. É um excelente aliado no cuidado diário de peles acneicas”.

2. Aplicação de gel com peróxido de benzoíla nas áreas inflamadas

No caso de espinhas vermelhas e doloridas, o peróxido de benzoíla é um dos cuidados mais eficazes. O medicamento age contra as bactérias causadoras da acne e secando as lesões.

3. Hidratação da pele com fórmulas oil-free e calmantes

Usar hidratantes com textura leve, que não obstruem os poros, e que contenham ativos como niacinamida e ácido hialurônico ajudam a hidratar as peles oleosas, o que ainda é necessário.

4. Usar protetor solar com toque seco todos os dias

Independente de ser um dia ensolarado ou não, protetores solares são sempre essenciais. A radiação UV pode intensificar manchas e inflamações e proteção diária é essencial para evitar a hiperpigmentação pós-inflamatória, muito comum em quem tem acne.

5. Evitar banhos muito quentes e demorados

Além de irritar a pele, os banhos quentes em excesso favorecem o desequilíbrio da oleosidade. O ideal é optar por água morna e limitar o tempo do banho.

6. Evitar exageros na rotina: menos é mais

O ideal é ter uma rotina sem exageros: limpeza, tratamento pontual, hidratação e fotoproteção. Não estrapolar o número de produtos, especialmente diferentes ácidos.

7. Consultar um dermatologista

Se mesmo com esses cuidados a acne persistir, o ideal é buscar orientação médica. O dermatologista pode prescrever cuidados com antibióticos tópicos, retinoides ou medicamentos via oral, quando necessário.

Com informações da Estadão Conteúdo

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo

Ouvindo...