Com as férias de inverno e a mudança de rotina, a
A acne, famosas “espinhas”, são muito comuns entre os jovens. Segundo o Censo Dermatológico da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de
Para a dermatologista Daniela Ribeiro o
“Durante os meses mais frios, muitos adolescentes acabam relaxando nos cuidados com a pele, o que pode levar ao agravamento do quadro de acne. O ressecamento causado pelo clima frio e pela água quente estimula a produção de sebo, resultando em mais espinhas. Por isso, manter uma rotina adequada é essencial”, alerta.
1. Uso de sabonete facial com ácido salicílico
O primeiro passo para controlar a acne é a limpeza de pele. Utilizar sabonetes com ácido salicílico ajuda a desobstruir os poros, controlar a
A dermatologista Daniela Ribeiro explica “Esse ativo tem ação queratolítica e anti-inflamatória, ou seja, ajuda a remover células mortas e a reduzir o inchaço das espinhas. É um excelente aliado no cuidado diário de peles acneicas”.
2. Aplicação de gel com peróxido de benzoíla nas áreas inflamadas
No caso de
3. Hidratação da pele com fórmulas oil-free e calmantes
Usar
4. Usar protetor solar com toque seco todos os dias
Independente de ser um dia ensolarado ou não,
5. Evitar banhos muito quentes e demorados
Além de irritar a pele, os banhos quentes em excesso favorecem o desequilíbrio da oleosidade. O ideal é optar por água morna e limitar o tempo do banho.
6. Evitar exageros na rotina: menos é mais
O ideal é ter uma rotina sem exageros: limpeza, tratamento pontual, hidratação e fotoproteção. Não estrapolar o número de produtos, especialmente diferentes ácidos.
7. Consultar um dermatologista
Se mesmo com esses
Com informações da Estadão Conteúdo