Ouvindo...

Pele acneica e oleosa: conheça a rotina de limpeza ideal

Limpeza, hidratação e proteção são os pilares de uma boa rotina de skincare

Pele acneica e oleosa: conheça rotina para redução das espinhas

Cuidar da pele pode ser algo difícil, principalmente para pessoas com a pele acneica e oleosa. No primeiro momento, é preciso entender porque a pele pode apresentar essas características.

“A pele acneica e oleosa é principalmente causada por um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Esse processo é frequentemente desencadeado por alterações hormonais que ocorrem na puberdade, mas que também podem afetar adultos”, explica o doutor Lucas Miranda, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Leia também

Além disso, fatores como predisposição genética, estresse, uso de certos medicamentos, exposição excessiva ao sol, contato com produtos gordurosos, alimentação pouco nutritiva e com alto teor de gordura podem piorar a condição da pele.

O dermatologista também esclarece sobre a relação entre a pele acneica e oleosa e as células mortas. De acordo com o médico, “a formação da acne começa quando os folículos são obstruídos por uma combinação de sebo excessivo e células mortas da pele, criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias, levando à formação de acne”.

Hidratação é importante mesmo para peles oleosas

Limpeza, hidratação e proteção

O biomédico esteta Matheus Castro reforça as recomendações do dermatologista e completa com os pilares da rotina de cuidados para pele oleosa e acneica: “limpeza, hidratação e proteção solar”.

Matheus alerta para o impulso de lavar o rosto muitas vezes. “Por mais que seja intuitiva a ideia de lavar o rosto várias vezes durante o dia, já que a pele oleosa apresenta um brilho excessivo, isso não deve ser feito. Lavar o rosto constantemente pode causar um desequilíbrio ainda maior no nosso manto hidrolipídico”.

Precisamos utilizar um sabonete ou gel de limpeza que seja próprio para peles mistas a oleosas para o controle da oleosidade.
Matheus Castro, biomédico esteta

O dermatologista explica que todos os tipos de pele precisam de hidratação, mesmo as oleosas. “Esse é um passo muito importante, pois contribui para a manutenção e recomposição da barreira de proteção da nossa pele. É indicada a utilização de hidratantes que possuem a textura sérum ou gel”, aconselha.

Por fim, mas não menos importante, a proteção solar, com produtos específicos para as peles acneicas e oleosas. “Nesse caso, também temos produtos pensados para quem tem esse tipo de pele. Geralmente possuem uma textura mais fluida e são oil-free e não comedogênicos, ou seja, são livres de óleos na composição e não têm o potencial de obstruir os poros”.

Rotina de limpeza de pele ideal

A rotina de limpeza ideal para pele acneica e oleosa, conforme o Dr. Lucas Miranda, inclui a limpeza da pele duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e retirar resíduos de maquiagem, poluentes e poeira.

Dermatologistas indicam utilização de sabonetes líquidos para a pele do rosto

Qual sabonete usar para cada tipo de pele?

É importante usar o sabonete adequado para cada tipo de pele, preferencialmente líquido. Para peles oleosas a mistas, deve-se optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes que auxiliem na remoção das impurezas e na desobstrução dos poros.

Em contrapartida, para peles secas e normais, os sabonetes líquidos com pH neutro são os recomendados. Os tônicos são sugeridos para remover óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete possa ter deixado, bem como regular o pH da pele.

Com que frequência usar cada produto?

  • Protetor solar facial: reaplicação a cada três horas, para garantir proteção efetiva contra raios ultravioleta, ou sempre que necessário. É recomendado que o protetor seja com um fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30;
  • Gel de limpeza facial: deve ser usado diariamente, duas vezes ao dia, preferencialmente ao acordar e antes de dormir, garantindo que a pele fique limpa e livre de impurezas;
  • Produtos com ácido hialurônico: podem ser utilizados tanto de dia quanto de noite, sem restrição. No entanto, durante o dia é fundamental aplicar o protetor solar;
  • Água miscelar: deve ser usada com moderação, pois o uso excessivo pode causar ressecamento da pele. É eficaz para remover as impurezas da pele e a maquiagem e deve ser aplicada após o sabonete para reforçar a limpeza.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia