Ouvindo...

O que é hiperlipidemia? Entenda condição silenciosa que pode acometer humanos e pets

Sem sintomas específicos, costuma ser percebida apenas quando está avançada

Entenda o que é a condição, relacionada ao colesterol

Uma condição silenciosa, mas que pode causar diversos problemas de saúde, tanto em humanos quanto pets. Essa é a hiperlidemia, quadro fortemente associado com a obesidade — um problema crônico do modo de vida atual.

Também chamada de dislipidemia, “a hiperlipidemia é a elevação das principais gorduras do sangue, colesterol e triglicérides, tanto humano quanto em animais. Então, quando são medidos esses metabólicos e eles estão elevados, dizemos que a pessoa, ou o pet, tem hiperlipidemia”, explica a médica veterinária Dr.ᵃ Márcia Jericó.

Leia também

A hiperlipidemia é um problema silencioso, geralmente, percebida apenas quando está em um quadro evoluído. “É como a hipertensão. Então, você percebe por eventos associados”, comenta a especialista.

O que a hiperlipidemia causa?

Ainda de acordo com a doutora, a hiperlipidemia pode causar alguns problemas, em humanos e pets, como:

  • Embolias;
  • Tromboembolismo gorduroso;
  • Pancreatite;
  • Diabete;
  • Fígado gordo;
  • Colestase hepática e outras doenças.

Quais sintomas da hiperlipidemia?

A hiperlipidemia não tem sintomas específicos. Para os animais, a veterinária faz um alerta. “Eventualmente, os animais começam a beber água, fazem muito xixi, como a gente denomina poliúria. Além disso, sentem dores abdominais, mas são sintomas muito inespecíficos”.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da medição do colesterol e dos triglicérides no sangue. As recomendações para os pets são as mesmas para os humanos.

“É importante que o animal esteja em jejum de, no mínimo, 8 horas e idealmente de 12 horas. Uma vez detectada a hiperlipidemia, estabelecemos um protocolo de abordagem”, explica Márcia Jericó.


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia