O ator Cauã Reymond emocionou a web nesse sábado com a notícia da morte de um dos seus cachorros que foram envenenados. Na sexta-feira (7), o ator havia relatado que dois animais de estimação haviam sido envenenados e estavam à beira da morte.
Segundo a médica veterinária clínica e anestesiologista Carolina Cobério, o
De acordo com a veterinária, o chumbinho é uma associação de substâncias tóxicas. “Normalmente, envolve organofosforados, carbamato e, em algumas situações, há a presença de substâncias anticoagulantes, que vão causar hemorragia.”
Como saber se o seu pet foi envenenado?
Segundo a especialista, os sintomas podem variar muito, pois o chumbinho é uma mistura de elementos "É possível encontrar mioclonia, que é o movimento involuntário dos músculos; cialorreia, que é a produção exagerada de saliva, ou seja, o animal saliva muito, baba; vômito, diarreia, diarreia com muito muco, e com sangue, se a gente tiver o componente anticoagulante envolvido nessa mistura”, afirma.
O que o tutor deve fazer, caso suspeite de envenenamento?
Cobério explica que, no primeiro sinal de suspeita, o tutor deve procurar atendimento veterinário imediatamente. Alerta, ainda, que não se deve administrar nenhuma substância ou tomar qualquer media em casa. “O tratamento para intoxicação por chumbinho é possível, desde que o animal seja prontamente atendido”, diz.
Qual é o tratamento?
Carolina Cobério explica que o tratamento é feito em ambiente hospitalar. Nesse contexto, o animal recebe medicação reversora dos sintomas, é submetido a uma lavagem gástrica, recebe tratamento de suporte e fluidos, além de medicações para tentar eliminar as substâncias que ainda estejam no trato digestivo. “Esse tratamento, no entanto, é hospitalar. Isso quer dizer que o paciente tem que ficar internado e mantido em observação até que todos os sinais clínicos estejam extintos.”