Ouvindo...

Como acertar na dieta do gato? Veterinária faz indicações para montar alimentação dos felinos

Fase da vida e hábitos do animal devem ser considerados ao pensar a dieta dos pets

Veterinária explica que, ao montar a dieta, deve-se considerar as características de cada animal

É cada vez maior o número de gatos domiciliados no Brasil. Dados do Censo Pet IPB, de 2021, mostravam que a cada oito pessoas, uma era tutora de felino no país.

Para o doutor Archivaldo Reche Junior, professor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em felinos, isso se deve a uma quebra de preconceitos em relação aos bichanos. “Sabe aquele pensamento preconceituoso que tínhamos de que o gato é traiçoeiro, que gato não corresponde ao afeto? As pessoas estão vendo que os gatos não são assim”, aponta o doutor.

Com o número de gatos tutorados aumentando, é normal que surjam mais dúvidas sobre o que eles podem ou não comer. E também sobre quais aspectos devem ser considerados na alimentação desses animais.

Leia também

Cada gato é único

Para Mayara Andrade, médica veterinária nutróloga da BRF Pet, ao montar a dieta, deve-se considerar as características de cada animal. “Sempre olhamos as necessidades específicas de cada cão e gato, como fase de vida e alguma outra necessidade, se é castrado ou não”, explica a profissional.

“Nos animais que são castrados temos redução da necessidade de caloria, de energia dele, então o alimento precisa ser adequado para que ele não ganhe peso e receba a nutrição da maneira como precisa”, complementa Mayara.

Hábitos do pet

Ainda de acordo com a veterinária deve-se também considerar os hábitos do pet. “É preciso avaliar também fatores ambientais, se o animal é mais ativo ou mais sedentário”.

Considerando todas essas características do animal, são escolhidos os melhores alimentos a oferecer. “Hoje, a obesidade é a doença nutricional de maior incidência em cães e gatos. Se não cuidamos da alimentação associada a atividade física, pode acontecer o ganho de peso”, alerta a médica veterinária.

* Com supervisão de Marina Borges


Participe dos canais da Itatiaia:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia