Ouvindo...

Valdir Barbosa | Batata assume a liderança entre os produtos que disparam o preço na semana

Belo Horizonte ganha a primeira posição na inflação da batata, superando Rio e São Paulo

Preço da batata dispara entre os legumes

Amigas e amigos do Agro!

O preço da batata também deu um belo salto segundo pesquisas do Hortifrúti/Cepea. Belo Horizonte teve o maior preço entre as praças pesquisadas 38,5%.

São Paulo teve aumento de 22.2% e o Rio de Janeiro subiu 31.6%. A região de Vargem Grande do Sul, interior de São Paulo, desacelerou o abastecimento do mercado nas três principais cidades brasileiras com sua colheita chegando ao final.

A responsabilidade de manter o abastecimento dessas centrais a partir de agora, fica com o Cerrado Mineiro e o Sudeste Paulista. Tendência de mais aumento para os próximos dias. Até o final do mês, os preços da batata estão projetados para atingir 50% em relação ao mês passado.

Já anunciamos aqui a alta do tomate, ovo e a recuperação do feijão. A subida da cenoura, beterraba, batata barão (mandioca amarela) em breve também chega à mesa do consumidor.

Quando termina a chamada safra de inverno e chega o período de chuvas muitos hortifrútis perdem produção, e aí vem a alta de preços.

A dona de casa que vai ao sacolão ou supermercado para compras, semanalmente, sabe muito bem como o mercado de alimentos funciona.

O Paraná é o segundo maior produtor de batata do Brasil, média anual e 800 mil toneladas. São Paulo vem em terceiro, com média de 700 mil toneladas.

Minas Gerais está liderando com folga a produção brasileira, próximo a 1 milhão e 300 mil toneladas/ano.

A região de Pouso Alegre, num raio de 100 km envolvendo 36 cidades, produz muito e a cidade de Ipuína é chamada de A Capital da Batata.

Triangulo Mineiro e Alto Paranaíba também produzem em grande quantidade!

Itatiaia Agro, Valdir Barbosa.

Leia também

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.