As principais cidades exportadoras de Minas Gerais registraram queda média de 46% nas vendas para os Estados Unidos nos últimos dois meses, após as novas tarifas impostas pelo país. Confins teve o tombo mais expressivo, com retração próxima de 100%. Sete Lagoas e Belo Horizonte também viram suas exportações despencarem, especialmente nos setores de ferro, aço e máquinas.
Exportações para a Argentina impulsionam indústria de autopeças em Minas
A indústria de autopeças em Minas Gerais vive um ano positivo, com crescimento de 6% entre janeiro e agosto de 2025, o dobro do previsto. O bom resultado vem do aumento das exportações de veículos, especialmente para a Argentina, que comprou mais de metade dos carros brasileiros.
Safra de grãos 2025/26 cresce em Minas e deve bater 18 milhões de toneladas
O primeiro levantamento da safra de grãos 2025/26 prevê alta de 1,1% em Minas Gerais, com colheita estimada em 18,16 milhões de toneladas, segundo a Conab. O avanço é puxado pela ampliação de 3,2% na área plantada, já que a produtividade deve cair 2,1%. O milho deve crescer 6,5%, com produtores migrando do feijão para o cereal. Já a soja tende a recuar 1,5% e o feijão deve ter queda de 6% na produção. O algodão é destaque positivo, com aumento previsto de 22,3%.