O governador Romeu Zema (Novo) participa, nesta terça-feira (13) de uma viagem teste na extensão da linha 1 do Metrô de Belo Horizonte na Estação Novo Eldorado, em Contagem, na Grande BH. O novo trecho de 1,6 quilômetro tem previsão de inauguração ainda para este mês.
A partir da abertura da estação Novo Eldorado, a linha 1 do metrô que atende BH e Contagem passará a ter 20 pontos de parada. Atualmente, o trecho liga o Eldorado à Vilarinho.
A expansão da linha em teste é a primeira ampliação do trajeto desde 2002, quando foi inaugurada a Estação Vilarinho, até hoje o ponto final do metrô em BH.
Além das obras de criação da Estação Novo Eldorado, está no radar a expansão da linha até o Viaduto Beatriz, próximo à Avenida João César de Oliveira, em Contagem.
No fim do ano passado, a prefeita da maior cidade da Grande BH, Marília Campos (PT), conseguiu a promessa do governo federal de incluir a obra, estimada em R$ 1 bilhão, no PAC.
Linha 2 do metrô
Além da extensão da Linha 1, com a nova Estação Novo Eldorado, o governo estadual pretende ainda inaugurar outras duas estações da Linha 2, que vai ligar a Região do Barreiro.
O governo e a concessionária pretendem antecipar a inauguração das estações Amazonas e Nova Suíça para 2026. O restante da Linha 2, com outras cinco estações (Barreiro, Ferrugem, Vista Alegre, Nova Cintra e Nova Gameleira) deve ser concluído até 2029.