Deputados estaduais e figuras públicas vão receber, nesta quinta-feira (29), a medalha Santos Dumont, na cidade de mesmo nome, terra natal do pai da aviação. A cerimônia, marcada para 14h30, será presidida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o conselho que define as condecorações é presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite (MDB).
Com o grau ouro, serão homenageados os deputados Cássio Soares (PSD) e Roberto Andrade (PRD), ambos da base de Zema na Assembleia Legislativa. No grau prata serão homenageados a deputada Amanda Teixeira Dias (PL), o deputado Bim da Ambulância (Avante), o deputado Cristiano Caporezzo (PL), o deputado Doutor Maurício (Novo) e o líder da minoria, de oposição ao governo, Cristiano Silveira (PT).
Ao todo, serão concedidas 130 medalhas, que incluem ainda a categoria bronze. Criada em 1956 para marcar o cinquentenário do primeiro voo do 14-Bis, a medalha é reverenciada todos os anos em solenidade realizada no local onde Alberto Santos Dumont nasceu.
São agraciados com a medalha aviadores civis e militares e pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da aviação no país, assim como cidades, instituições, sociedades, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em assuntos de navegação aérea.