Votação antecipada para a presidência da Câmara de Santa Luzia termina em pancadaria

Eleição para a presidência da Casa no biênio 2027-2028 foi antecipada para esta quinta (29) e depois cancelada. Vai e volta causou discussão e confusão no plenário

Câmara municipal de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi palco de uma confusão nesta quinta-feira (29)

Uma reunião na Câmara Municipal de Santa Luzia, na Grande BH, terminou em pancadaria nesta quinta-feira (29). A antecipação da eleição para o presidente da Casa no biênio de 2027-2028 foi antecipada para esta manhã e cancelada na véspera. O movimento inesperado gerou discussão no plenário e, em meio ao bate-boca, um vereador e o secretário-geral do Legislativo chegaram a trocar agressões físicas.

A confusão começou com a marcação extemporânea de uma eleição para a presidência da Câmara já em janeiro para uma posse que só se daria quase um ano depois. O atual presidente da Casa, Glayson Johnny (Avante) marcou o pleito para esta quinta e, na véspera da votação, enviou um ofício aos vereadores informando sobre o cancelamento da reunião.

Mesmo com o cancelamento informado, os vereadores compareceram à Câmara para escolher o presidente do próximo biênio. A inconformidade entre os que queriam a votação e os que preferiam sua postergação. A celeuma terminou em troca de agressões entre o vereador Ivo Melo (PSD) e o secretário-geral da Casa.

A votação foi desmarcada pelo próprio presidente da Casa, que afirmou ter recebido uma orientação jurídica pela suspensão do pleito. Johnny explicou à Itatiaia que optou pelo adiamento da sessão para garantir a segurança jurídica do pleito e se baseou em entendimentos prévios do Supremo Tribunal Federal de que a escolha de um novo presidente do Legislativo só poderia se dar a partir de outubro, mais próximo do momento da posse do candidato.

“A gente marcou dentro dos parâmetros da lei orgânica achando que poderia ter uma comissão com planejamento organizacional melhor para 2027-2028. Pensamos na constituição da Câmara caso eu fosse eleito ou então fazer uma transição para o novo presidente. E hoje nós tivemos duas surpresas com a conclusão de que é inconstitucional fazer a eleição para a mesa diretora antecipadamente, baseado no STF, que diz que tem que ser outubro, novembro ou dezembro”, afirmou o atual presidente da Câmara.

O grupo que pleiteava que a eleição se desse nesta quinta, a data previamente marcada, era capitaneada por Andrei Bicalho (União Brasil), o candidato que se opunha a Johnny no pleito.

À Itatiaia, Bicalho lamentou o cancelamento da reunião horas antes do início previsto e disse que a decisão de cancelamento partiu exclusivamente da presidência da Câmara de Santa Luzia, sem o debate com os demais vereadores.

“Momentos antes da reunião, fomos comunicados que a mesma havia sido cancelada pelo presidente da nossa Casa. Reunião essa que tinha sido convocada pelo mesmo presidente. Então ali os climas se exaltaram. Tivemos, infelizmente, episódios aí que eu não gosto, não é do meu feitio. Agora sobre o fato principal que foi a eleição, nós ficamos tristes, uma vez que a votação já havia sido agendada e todo mundo se preparou ali para poder dar seu voto e infelizmente, por uma decisão monocrática do presidente da Casa Legislativa, nós fomos impedidos de participar”, afirmou.

A Itatiaia apurou que toda a confusão tem um pano de fundo político. Andrei Bicalho é filho de Ilacir Bicalho (Republicanos) e liderava um bloco governista na eleição. Com perspectivas de vitória no pleito para a presidência da Casa e formação da mesa diretora no biênio final da legislatura, o grupo queria a realização do pleito que terminou cancelado e sem previsão de nova data pelo presidente atual.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.

Ouvindo...