Ouvindo...

Suspeita de superfaturamento na Câmara de Santa Luzia é alvo da Operação Caixa Dourada

Operação do MPMG e da Polícia Civil investiga possível organização criminosa que simulava a concorrência em licitações

Câmara municipal de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte

Na manhã desta terça-feira (30), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil cumpriram dez mandados de busca e apreensão para prosseguir com a investigação de possível superfaturamento em contratos na Câmara Municipal de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Operação Caixa Dourada apura a chance de que a Casa tenha pagado até 500% mais caro que o valor de mercado em produtos e serviços.

De acordo com a investigação do MPMG, entre 2023 e 2024, agentes privados mantiveram empresas de fachada para simular a concorrência de preços em processos de licitação da Câmara de Santa Luzia. Desta forma, apenas integrantes da suposta organização criminosa participavam da oferta de preços e viabilizavam o acerto de contratos superfaturados.

A operação apontou mais de R$ 3,6 milhões em contratos com estimativa de 33% de superfaturamento. Em um processo específico para a compra de um HD de computador, a investigação calcula o pagamento de um preço 500% maior que o esperado.

Três empresas e seus respectivos proprietários e dois servidores que atuavam nos processos licitatórios da Câmara de Santa Luzia foram alvos da operação. Se confirmadas as suspeitas, eles podem ser denunciados por associação criminosa, frustração de caráter competitivo de licitação, fraudes em licitações e contratos, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

A reportagem entrou em contato com a Casa e pediu um posicionamento sobre a operação. Até a última atualização desta matéria, não houve resposta.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.