Icônico ex-jogador de futebol e atual senador da República, Romário (PL-RJ) completa 60 anos de idade nesta quinta-feira (29). Para além dos gramados, o Baixinho construiu carreira sólida na política e, desde 2015, ocupa uma cadeira no Senado Federal.
Ícone do futebol, Romário completa 60 anos; veja números e pós-carreira Romário 60 anos: a carreira do Baixinho em fotos Romário chega aos 60 anos com nova função: host de TV Romário no CNN Esportes S/A: reveja a entrevista do craque à CNN Brasil
Romário ingressou na vida política em 2001, quando se filiou ao PP, ainda como jogador profissional. Apesar disso, ele ingressara de fato no ramo político em 2011, quando, pelo PSB, tomava posse como deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Já em 2015, Romário guinou para o posto de senador da República pelo Rio. O Baixinho seguiu filiado ao PSB até 2017, quando fechou com o Podemos. Em 2021, o político se filiou ao PL.
Reeleição e disputa ao governo
Romário foi reeleito ao Senado em 2022 com 29,19% dos votos válidos. “Romário conquistou a vaga mais disputada ao Senado entre todas as unidades da Federação. Enquanto a média nacional era de 8,9 candidatos por cadeira, o Rio de Janeiro tinha 13 postulantes”, destacou o Senado, à época.
“Prometo a vocês que trabalharei ainda mais para entregar uma melhor qualidade de vida para a população fluminense e brasileira. Esta eleição foi de muita luta, enfrentei concorrentes covardes e desleais, mas a população não se deixou enganar. E eu agradeço, mais uma vez, a confiança depositada em mim”, ao agradecer a reeleição em 2022.
Outro ponto da carreira política de Romário foi a tentativa de se tornar governador do Rio de Janeiro, em 2018. Contudo, o Baixinho ficou na quarta posição na eleição e não seguiu para o segundo turno - Wilson Witzel (então PSC) acabou eleito.