Ouvindo...

Último grupo de autoridades brasileiras deixa Israel em meio a conflito com o Irã

Ao todo, 28 pessoas cruzaram a fronteira terrestre com a Jordânia e devem retornar ao Brasil em voos comerciais nesta quarta-feira

Ataque de míssieis na cidade de Netanya, em Israel

O Ministério das Relações Exteriores confirmou, nesta quarta-feira (18), que o último grupo de autoridades e políticos brasileiros que estava em Israel deixou o país com segurança. Ao todo, 28 pessoas, incluindo uma funcionária da representação diplomática de Israel no Brasil, cruzaram a fronteira terrestre com a Jordânia e devem retornar ao Brasil em voos comerciais.

Leia mais: Prefeito de BH, Álvaro Damião, desembarca na capital mineira nesta quarta-feira (18)

A retirada ocorreu em meio ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, que já deixou mais de 500 mortos desde a última sexta-feira (13), segundo autoridades locais. O grupo recebeu autorização das Forças de Defesa de Israel para se deslocar até a fronteira, em uma operação coordenada entre os ministérios das Relações Exteriores dos dois países.

Leia também

Na última segunda-feira (16), uma primeira comitiva de prefeitos e gestores municipais brasileiros já havia deixado Tel Aviv pelo mesmo trajeto, passando pela Jordânia e embarcando para a Arábia Saudita, de onde retornaram ao Brasil. Esse grupo desembarcou em Natal (RN), incluindo os prefeitos de João Pessoa, Belo Horizonte e o secretário de planejamento de Natal.

Segundo o Itamaraty, a comunidade brasileira em Israel é formada por cerca de 12 mil pessoas. Desde outubro de 2023, o governo brasileiro mantém um alerta consular que desaconselha viagens não essenciais ao país.

Apesar do monitoramento contínuo, o ministério afirma que uma eventual operação de resgate é considerada complexa. Ainda assim, a possibilidade de uma repatriação não está descartada, dependendo do agravamento da situação e das condições de segurança na região.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia