Ouvindo...

TRT-MG inaugura nova sede do Fórum Trabalhista em Belo Horizonte

Sede fica no Barro Preto, na regional centro-sul da cidade, e vai abrigar mais da metade das Varas de Trabalho da capital

Cerimônia de inauguração da nova sede do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte, no Barro Preto

Foi inaugurada nesta sexta-feira (01) a nova sede do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte, localizada na Rua Paracatu, nº 304, no bairro Barro Preto. O prédio vai abrigar da 25ª à 48ª Vara do Trabalho da capital, que até então funcionavam no edifício da Rua dos Goitacazes, onde permanecem as 24 primeiras varas.

O novo prédio reúne parte expressiva dos serviços da Justiça do Trabalho em Minas Gerais. A estrutura abriga também o Juízo Auxiliar de Execução, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau (Cejusc-JT), a Secretaria de Mandados Judiciais, a Secretaria de Apoio Judiciário e áreas técnicas como manutenção, inteligência institucional, setor de atermação e atendimento ao público.

Durante a inauguração, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), desembargadora Denise Alves Horta, celebrou a entrega da nova unidade. “Isso significa uma alegria muito grande, uma satisfação imensa. É o nosso trabalho realizado. É uma conquista para a Justiça do Trabalho mineira e está atendendo a um anseio de muitos anos dos juízes e servidores de primeiro grau, dos advogados, de toda a comunidade jurídica”, afirmou.

Leia também

Melhorias estruturais

A presidente destacou ainda as melhorias estruturais. “Estamos entregando uma obra moderna, confortável, muito acolhedora. Os juízes e servidores que virão para cá estarão muito bem acolhidos e com dignidade, com excelentes condições de trabalho. O prédio é referência em sustentabilidade. Toda a água captada da chuva e das torneiras é reaproveitada e ele se satisfaz a si próprio com a energia elétrica que ele mesmo produz”, disse.

A construção, que conta com 12 pavimentos, além de térreo e garagem, totaliza 8.596,62 m² de área coberta e 650,51 m² de área descoberta, com nove pavimentos destinados às varas do trabalho e espaços de apoio. As varas estão dispostas entre o 3º e o 12º andar, com duas ou três unidades por andar, sempre acompanhadas por salas de audiência amplas, gabinetes privativos, copa, sanitários acessíveis e área de espera.

O diretor do foro de 1ª instância, juiz Marcos César Leão, reforçou a importância da entrega. “As melhores condições possíveis dentro das nossas realidades orçamentárias para que a gente possa entregar para a população um prédio que realmente tenha condições de uso, com acessibilidade plena, com boas condições térmicas, acústicas, para que a população realmente tenha um serviço de qualidade”, destacou.

Segundo ele, a mudança vai melhorar o andamento dos processos. “Foi possível fazer a divisão do prédio em dois, para que os processos possam andar com celeridade, com eficácia, como é próprio da Justiça do Trabalho”.

Área de conciliação

O juiz também destacou a criação de um andar exclusivo para o Cejusc, com salas de conciliação acessíveis e modernas. “É um espaço muito confortável, muito agradável, para que a gente consiga cada vez mais introduzir na população a necessidade de acabarmos com litígios”, disse.

Outro diferencial é a estrutura voltada para os servidores. O térreo contempla espaços para o atendimento ao público, salas de amamentação, OAB, refeitório e vestiários.

As atividades presenciais nas novas varas terão início em 4 de agosto, com audiências e atendimentos ao público retomados normalmente no novo endereço.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.