A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quarta-feira (15) a fase de oitivas no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado envolvendo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Estão previstos os depoimentos de autoridades políticas e militares listadas pelas defesas dos acusados.
Devem prestar esclarecimentos os deputados federais Marcel van Hattem (Novo-RS) e Hélio Lopes (PL-RJ), além do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que será ouvido na condição de ex-presidente da Casa durante os fatos investigados. As audiências estão agendadas para começar às 9h.
Também estão convocados os ex-comandantes do Exército, general Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Júnior. Ambos já haviam deposto anteriormente, indicados como testemunhas de Jair Bolsonaro e do ex-major Ailton Barros, outro dos réus do caso.
Além desses nomes, devem ser ouvidas as testemunhas faltantes da terça-feira (14), incluídas por réus dos chamados núcleos dois e quatro da denúncia. Entre os responsáveis pelas indicações estão Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência; Guilherme de Almeida; Marcelo Bormevet; e Reginaldo de Abreu.
Esses depoimentos integram a reta final da fase de instrução processual da ação penal que apura a tentativa de ruptura institucional após a derrota de Bolsonaro nas eleições de 2022.