Ouvindo...

‘Sem anistia’ e ‘anistia já': sessão que vota urgência do projeto começa com tensão

A Câmara votará o texto nesta noite, após reunião do com líderes partidários da Casa

Confusão marcou o início da sessão na Câmara nesta quarta-feira (17)

Durante a abertura da sessão que vota a urgência da anistia aos presos de 8 de janeiro, na noite desta quarta-feira (17), parlamentares da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gritaram contra o projeto no Plenário da Câmara dos Deputados. “Sem anistia”, disseram os presentes, em contraste com a oposição, que respondeu aos gritos de: “anistia já”.

A Câmara votará o texto nesta noite, após reunião do com líderes partidários da Casa. A informação foi confirmada pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos – PB). O item é o único na sessão.

“Temos na Casa visões distintas e interesses divergentes sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Cabe ao Plenário, soberano, decidir. Portanto, vamos hoje pautar a urgência de um projeto de lei do deputado Marcelo Crivella para discutir o tema”, afirmou Motta.

Caso a urgência para o projeto seja aprovada, o texto poderá ser analisado diretamente pelo plenário, sem passar pelas comissões. No entanto, a matéria não é consenso entre os parlamentares. De acordo com Motta, o relator do texto será nomeado para que os parlamentares cheguem a um texto substitutivo que encontre o apoio da maioria ampla da casa.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.
Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.