O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a pesquisa de intenções de voto para a eleição presidencial de 2026 e venceria todos os nomes da direita caso a disputa acontecesse hoje. Os dados são da nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (18).
“Nas simulações que consideram fragmentação de candidaturas da oposição, Lula aparece com 32% a 35% das intenções de voto. Os mais competitivos para irem ao 2º turno seriam: Bolsonaro (inelegível) com 24%, Michelle com 18% e Tarcísio com 17%. Eduardo seria o pior candidato do clã Bolsonaro (14%)”, explica o diretor da Quaest, Felipe Nunes.
Pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 12 e 14 de setembro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos
Veja os números:
Levantamento da Quaest avalia intenções de voto para a eleição presidencial de 2026
O levantamento também simulou outros confrontos envolvendo o atual chefe do Executivo no segundo turno das eleições.
Em um eventual segundo turno, em um eventual confronto direto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no segundo turno das eleições de 2026, o presidente Lula aparece com 43% das intenções de voto, contra 35% do adversário. Outros 3% disseram estar indecisos, enquanto 19% afirmaram que não votariam, votariam em branco ou anulariam o voto.
Contra Ciro Gomes (PDT), Lula teria 40%, enquanto o ex-ministro somaria 33%. Nesse cenário, 3% são indecisos e 24% afirmaram que votariam branco, nulo ou não compareceriam.
Se a disputa fosse contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o petista registraria 44%, contra 32% do adversário. Outros 3% estão indecisos e 21% declararam intenção de anular ou votar em branco.
Lula X Bolsonaro
Em um embate contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o chefe do Executivo teria 47%, contra 34% do rival. 2% não souberam responder e 17% votariam branco, nulo ou não compareceriam.
Já contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 45%, frente a 32% do adversário. Outros 4% estão indecisos e 19% votariam branco, nulo ou não compareceriam.
Se enfrentasse a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), o atual presidente da República teria 47%, enquanto a esposa do ex-presidente somaria 32%. Indecisos são 3% e outros 18% disseram que não votariam ou anulariam.
No cenário contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), Lula aparece com 46%, contra 31% do adversário. Outros 3% não souberam responder e 20% optariam por branco, nulo ou abstenção.
Contra o deputado federal licenciado, Eduardo Bolsonaro (PL), Lula teria 47%, enquanto o filho do ex-presidente ficaria com 29%. Outros 3% não souberam responder e 21% votariam branco ou nulo.
“Nas simulações de 2º turno o que mais chama atenção é a competitividade de Ciro Gomes. Ele é o nome mais competitivo dentre todos os citados (7 pts). O segundo mais competitivo é Tarcisio (8 pts). O terceiro é Ratinho Jr (12 pts). Bolsonaro é apenas o quarto mais competitivo, com a mesma distância que Zema tem para Lula (13 pt). Michelle e Caiado aparecem em seguida, com uma distância de 15 pontos. Eduardo Bolsonaro estaria 18 pontos atrás de Lula e Leite a 19 pontos”, avalia Nunes.