A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que a maioria dos brasileiros considera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria tentar a reeleição em 2026.
Para 59% dos entrevistados, Lula não deveria concorrer à reeleição em 2026. Outros 39% são favoráveis a que o petista dispute a corrida eleitoral para um quarto mandato. Os indecisos e que optaram por não responder somam 2%.
Veja mais:
Lula, 79 anos, afirma que uma outra tentativa para permanecer no Palácio do Planalto está relacionada à sua saúde. “Se eu tiver como estou agora, não terei dúvida que serei candidato”, afirmou Lula no mês passado, em entrevista à Itatiaia.
Sem Bolsonaro
A pesquisa mostra também que aumentou o percentual de eleitores que não querem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa do próximo ano.
Para 76% dos entrevistados o ex-presidente não deveria ser candidato e deveria indicar outro nome para a disputa; 19% defendem que Bolsonaro mantenha sua candidatura; e 5% não responderam.
“A pesquisa deste mês reforça algumas teses que vêm sendo debatidas nos últimos meses. Primeiro, a maior parte do eleitorado (59%) acham que Lula não deveria ser candidato à reeleição em 2026. Segundo, aumentou o percentual de brasileiros que defendem que Bolsonaro deveria abrir mão de sua candidatura e apoiar outro nome (passou de 65% para 76% no último mês)”, avalia Felipe Nunes, diretor da Quaest.