Ouvindo...

Prisão domiciliar de Bolsonaro divide opiniões nas redes: 53% são a favor, aponta Quaest

Análise identificou mais de 1 milhão de publicações relacionadas ao tema nas principais redes sociais

Defesa do ex-presidente Bolsonaro ainda pode apresentar recursos contra a prisão no STF

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), gerou forte repercussão nas redes sociais e dividiu opiniões. Segundo levantamento da consultoria Quaest, 53% das menções ao caso foram favoráveis à medida, enquanto 47% demonstraram apoio ao ex-presidente.

Leia também

A análise, feita até as 21h desta segunda-feira (4), identificou mais de 1,16 milhão de publicações relacionadas ao tema nas principais redes sociais - X, Instagram, Facebook, Reddit e YouTube - além de sites de notícias. A média foi de 51 mil menções por hora, com mais de 401 mil autores únicos envolvidos nas discussões.

De acordo com a Quaest, “o debate se intensificou rapidamente após o anúncio, revelando um alto grau de mobilização e engajamento nas redes”. A repercussão foi marcada por forte polarização: críticos de Bolsonaro comemoraram a decisão e usaram tags como “Grande dia” e “Bolsonaro preso”, que chegaram aos assuntos mais comentados no X (antigo Twitter).

Prisão domiciliar

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, decretou na segunda-feira (5) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, no contexto da investigação sobre ataques à soberania nacional. Moraes alegou que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares de forma reiterada.

Pela decisão, o ex-presidente está proibido de receber visitas, exceto de advogados, e só pode ter contato com pessoas autorizadas pelo Supremo.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio