A discussão sobre o
O encontro ocorre em meio a um
Do lado do Estado, a expectativa é de que a reunião represente um ponto de inflexão. O secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno, classificou o Rodoanel como “o maior empreendimento de transformação de mobilidade urbana da história da região metropolitana de Belo Horizonte” e afirmou que a obra “representa um ganho expressivo de eficiência logística, potencializa o escoamento da produção, fortalece a economia mineira e, acima de tudo, salva vidas”.
Segundo ele, a retirada de mais de 5 mil caminhões por dia do tráfego urbano de cidades como Belo Horizonte, Betim e Contagem terá impacto direto na redução de acidentes, congestionamentos e poluição. Pedro Bruno também destacou que o projeto vive um momento favorável.
“Tivemos recentemente uma decisão judicial favorável que permitiu a retomada do processo de licenciamento ambiental. Avançamos de forma consistente uma conciliação no âmbito do Tribunal de Justiça, especialmente no diálogo com as comunidades quilombolas”, afirmou o secretário.
Encontro com Contagem
O secretário lembrou ainda do apoio formal de Betim ao empreendimento e disse haver confiança de que a reunião com Contagem será produtiva. “Teremos uma reunião no próximo dia 19 de dezembro e estamos confiantes de que será um encontro produtivo capaz de nos levar a um caminho para a convergência”, diz.
O governo estadual afirma que as preocupações levantadas pela prefeita de Contagem também são consideradas pelo Estado. “As preocupações manifestadas publicamente pela prefeita Marília, gestora pela qual tenho profundo respeito, são também preocupações do Estado”, disse Pedro Bruno.
Segundo ele, questões como o risco de desabastecimento em função da proximidade com a bacia de Vargem das Flores “são totalmente passíveis de mitigação técnica e ambiental”, e a ideia de que o Rodoanel dividiria a cidade faz parte de um debate marcado por “mito e desinformação”. “O Rodoanel não desconecta, o Rodoanel conecta”, reforçou.
‘Quero conhecer a proposta’
Já a prefeita de Contagem, Marília Campos, chega à reunião dizendo que ainda não conhece, de forma detalhada, o traçado revisado que levou Betim a apoiar o projeto.
“Eu queria até conhecer qual foi a proposta de traçado novo que o Governo do Estado fez para Betim, porque eu não conheço. O prefeito Heron disse que teve uma modificação do traçado e por isso eles estariam agora concordando, mas eu queria conhecer, talvez seja oportunidade no dia 19”, afirmou.
Segundo Marília, entender o que mudou em Betim também é relevante porque o traçado anterior “comprometia muito o desenvolvimento econômico e ambiental” do município vizinho.
A prefeita destacou ainda que tem buscado outras frentes institucionais para questionar o projeto. “Eu fui até o Ibama, em Brasília, nesta terça-feira, onde eu fui apresentar uma denúncia. O processo de licenciamento do Rodoanel não contou com o apoio do Ibama para concordar com a retirada de 300 hectares de mata atlântica na região onde vai passar o Rodoanel, que está na área de preservação ambiental”, disse.
A expectativa de Marília para o encontro é “que o governo Zema tenha sensibilidade para não sacrificar a minha cidade e não sacrificar Contagem, mudar o traçado do Rodoanel. É isso que eu espero”.
A reunião do dia 19 ocorre em um contexto em que o Rodoanel já conta com o aceite de sete dos oito municípios atravessados pelo traçado previsto, restando apenas Contagem. Com cerca de 70 quilômetros de extensão na primeira fase, a obra é considerada estratégica pelo Estado, mas segue condicionada ao avanço do licenciamento ambiental e à superação de resistências locais.