Ouvindo...

PP afasta Fufuca de cargo no partido após decisão do ministro de permanecer no governo Lula

Sigla afirmou que ministro do Esporte desobedeceu orientação partidária

Fufuca deve ser oficializado ministro na próxima semana

O ministro do Esporte, André Fufuca, foi afastado do cargo de vice-presidente nacional do Partido Progressista (PP) e deixou o comando da sigla em seu estado, o Maranhão. De acordo com nota divulgada nesta quarta-feira (8), a medida é uma resposta a Fufuca, após o ministro desobedecer orientação do PP sobre o desembarque do governo Lula.

Por meio de nota, o PP afirmou que Fufuca está afastado de todas as decisões partidárias. “O PP comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido”, diz o PP.

“O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”, informou o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI).

Anúncio de apoio a Lula em 2026

No início de setembro, o PP deu um prazo de 30 dias para que Fufuca deixasse o governo federal. Posteriormente, este período foi estendido até o último domingo (5). No entanto, em agenda no Maranhão ao lado de Lula na segunda-feira (6), o ministro reafirmou seu apoio ao petista e desafiou a pressão do PP.

“Queria lhe dizer, presidente, que o importante não é justificar o erro, mas evitar que ele se repita. Em 2022, eu cometi um erro, mas, agora em 2026, pode ser que meu corpo esteja amarrado, mas minha alma, meu coração e força de vontade estarão livres para brigar e ajudar Luiz Inácio Lula da Silva ser presidente do Brasi”, disse Fufuca durante a entrega de unidades habitacionais em Imperatriz, no interior do estado.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.