O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quarta-feira (8) que o acordo entre o vice-governador Mateus Simões (Novo) e o PSD está ‘praticamente fechado’ e pode ser concretizado ainda este mês.
Simões pretende se filiar ao PSD para disputar a eleição de 2026. O vice de Zema considera que a sigla vai garantir maior viabilidade eleitoral, com recursos para a campanha e tempo de televisão.
O partido, no entanto, tem nomes fortes em Minas Gerais que são próximos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o senador Rodrigo Pacheco.
Na terça-feira (7), Zema recebeu o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, na Cidade Administrativa. Segundo o governador, o acordo entre Simões e Kassab está “praticamente fechado”.
“Almocei ontem com Gilberto Kassab e com o deputado Cássio Soares. Uma conversa muito boa. O que nós queremos é uma política melhor em Minas e no Brasil. Em Minas nós estamos praticamente fechados, devemos no final do mês concretizar, dependendo de alguns arranjos. Estou entusiasmado com as possibilidades que teremos, já que o PSD é um dos maiores partidos do Brasil, ou o maior hoje, em número de deputados. Essa união é extremamente benéfica. Significa que nós iremos com mais força na eleição estadual e significa a continuidade do nosso trabalho com Mateus Simões”, disse Zema.
Sobre a saída de Simões do Novo, Zema minimizou a perda do correligionário e disse que o vice-governador vai dar continuidade aos projetos de seu governo.
“Ele continua levando todas as propostas do nosso governo adiante, mas quer estar agregando um partido forte para ter condições de disputar a próxima eleição com uma condição favorável”, disse Zema.