A Polícia Federal fez nesta terça-feira (8) uma operação para investigar o desvio de dinheiro público por meio de fraudes em licitações e no uso de emendas parlamentares. Um dos alvos foi o gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
A operação foi autorizada pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com aval da Procuradoria-Geral da República. Também foram cumpridos outros cinco mandados de busca no Distrito Federal e no Ceará, em cidades como Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio. A investigação está sob sigilo.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo suspeito usava empresas suspeitas para fraudar licitações e desviar recursos públicos das prefeituras cearenses como propina.
Polícia Federal na porta do gabinete 807, do Anexo IV da Câmara dos Deputados
O ministro do STF também autorizou o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas de pessoas e empresas investigadas, além do acesso a dados de celulares apreendidos. As medidas têm como objetivo evitar a movimentação de dinheiro obtido ilegalmente e permitir a devolução de valores ao poder público.
Gilmar Mendes ainda determinou o compartilhamento das provas com a Controladoria-Geral da União (CGU) para que seja avaliada a responsabilidade administrativa de agentes públicos envolvidos.
O STF também autorizou a abertura de uma nova investigação para apurar a participação de autoridades com foro privilegiado no possível uso irregular das emendas.
Os crimes investigados são: organização criminosa, compra de votos, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fins eleitorais.
Outro lado
Procurado pela Itatiaia, o deputado Júnior Mano afirmou, em nota, que confia nas instituições e disse estar certo de que, ao fim da investigação, sua conduta será reconhecida como correta. Veja na íntegra:
“O deputado Júnior Mano não tem qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos.
Como parlamentar, o deputado não exerce qualquer função executiva ou administrativa em prefeituras, não participa de comissões de licitação, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos.
O parlamentar reafirma sua confiança nas instituições, em especial no Poder Judiciário e na Polícia Judiciária Federal, e reitera seu compromisso com a legalidade, a transparência e o exercício probo da função pública.
Tem plena convicção de que, ao final da apuração, a verdade dos fatos prevalecerá, com o completo esclarecimento das circunstâncias e o reconhecimento de sua correção de conduta”
Também em nota, a Liderança do PSB na Câmara dos Deputados disse que espera que todos os fatos sejam investigados e esclarecidos o mais breve possível, respeitando o devido processo legal e a ampla defesa.