Ouvindo...

PBH nomeia novo chefe da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas

Prefeitura nomeou engenheiro Frederico Luciano Santos para órgão que foi peça central em operação da Polícia Federal

Prefeitura de Belo Horizonte

A prefeitura de Belo Horizonte nomeou nesta sexta-feira (3) o engenheiro Frederico Luciano Santos para a chefia da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas.

A pasta era comandada interinamente pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura Leandro César Pereira desde o final de setembro, quando a Polícia Federal deflagrou uma operação que apura crimes ambientais relacionados a fraudes em processos de licitação para o tratamento das águas da Lagoa da Pampulha

Um dia após a operação da PF, a prefeitura de BH exonerou o então chefe do órgão, Ricardo Aroeira.

Operação Otacílio

Segundo a corporação, o inquérito investiga possíveis ilícitos na execução de contratos firmados com base em uma inexigibilidade de licitação questionada, destinados ao tratamento e recuperação da qualidade das águas da Lagoa da Pampulha — patrimônio cultural tombado pelo Iphan.

Os contratos envolvem o uso de aproximadamente US$ 7,5 milhões em técnicas de biorremediação combinada com o sequestro de fósforo, cuja eficácia também está sendo investigada. A gestão dos recursos foi de responsabilidade da DGAU/PBH.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.