Ouvindo...

Cleitinho pede à Anvisa suspensão de venda de bebidas após casos de intoxicação por metanol

Casos suspeitos e confirmados foram registrados em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal

O senador Cleitinho

O senador Cleitinho (Podemos-MG) disse, nesta quinta-feira (2), que entrou com pedido na Anvisa para suspender preventivamente a venda de algumas marcas de bebidas. O motivo: os casos recentes de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas, como vodca, uísque e gin.

“A vodca, o uísque e o gin, essas bebidas estão sendo investigadas por possível contaminação de metanol. Eu entrei com pedido na Anvisa para poder suspender de uma forma preventiva a venda de algumas marcas de bebidas”, disse o senador em vídeo divulgado nas redes sociais.

Leia também

O senador citou o caso do cantor Hungria, que está internado em hospital de Brasília com suspeita de intoxicação. “Ele ingeriu uma bebida, a vodca, e está fazendo agora hemodiálise. O caso já foi confirmado e mais casos já foram confirmados pelo Ministério da Saúde. Isso é gravíssimo”, afirmou.

“Esse vídeo aqui também é uma utilidade pública. Está chegando o final de semana. Você que é jovem, que vai para as festas, tome muito cuidado onde vocês estão comprando essas bebidas”.

Na gravação, Cleitinho também cobrou ações das autoridades sanitárias: “Eu espero que o Ministério da Saúde e a Anvisa também suspenda o mais rápido possível a venda dessas bebidas, até que tudo seja esclarecido. Isso é muito grave”.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação preliminar para apurar as circunstâncias do surto de intoxicação por metanol, que já tem 11 casos confirmados e 48 suspeitos em São Paulo (SP), Pernambuco (PE) e Distrito Federal (DF).

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.